Translate

domingo, 8 de maio de 2011

Observando M83

M83 –Um dos mais difíceis objetos Lacaille . Esta galáxia foi a primeira a ser localizada além do grupo local. Quinze milhões de anos luz da terra. descoberta por Lacaille em 23 de fevereiro de 1752. É a galaxia mais ao sul no catalogo Messier. Levando em conta os equipamentos de lacaille é um achado impressionante.

Aonde olhar: Partindo de Eta Centauro localize Theta. A partir de Theta (Talvez já pela buscadora) ache uma estrela vermelha (2 do centauro) e em seguida uma branca (1 do Centauro). A pouco menos de um campo da buscadora (4º 30´) vai se encontrar a galáxia. Utilize a estrela Pi Hidra para triangular a posição
.Na Buscadora: Muita Atenção. Talvez você perceba uma leve nevoa na posição. Pequena e tênue. Use visão periférica. Escaneie um pouco se for preciso. Esta é uma presa difícil.
Ao telescópio:
Em ambiente urbano você provavelmente vai notar apenas seu nucleo. Em locais de céu mais escuro talvez note alguma estrutura. Com 150mm e céu muito escuro talvez note seus braços. Galaxias espirais viradas de frente para nós são um dos objetos mais decepcionantes de Céu Profundo. Muito sensiveis a poluição luminosa. Mas se o céu for escuro podem ser os mais recompensadores. Aqui um telescópio grande realmente faz diferença.  Os mapas para localizar M83 podem sr vistos neste post.
RA  13 : 37.0 (h:m)




Decl -29 : 52 (deg:m)



Distancia 15000 (kly)



Visual Mag. 7.6 (mag)



 Dimensão 11x10 (arc min)

Nenhum comentário:

Postar um comentário