Translate

terça-feira, 3 de maio de 2011

Observando M41


M 41 é um dos aglomerados abertos que eu mais gosto .Ele é suficientemente discreto para ser necessário procurar .Mas também é próximo o suficiente de Sirius para ser facilmente localizado.
 Em céus muito escuros ele pode ser percebido a olho nu de uma forma muito discreta . E pelo telescópio apresenta detalhes e cores para anos de novidades. Cada vez que o observo se apresenta de um forma. Na verdade adoro começar por ele para ter uma idéia da transparencia e seeing que a noite apresenta . E Sirius que é o farol que devemos usar para guiar o caminho é um alvo ideal para afinar minhas buscadoras em cada começo de observação.

Para localiza-lo ache Sirius e busque um pouco ao sul. Ele será notado pela buscadora de uma forma discreta em ambientes urbanos e de forma mais explicita em céus mais escuros.

O aglomerado foi catalogado por Hodierna antes de 1654. E possivelmente foi percebido por Aristóteles na antiguidade , o que o tornaria o objeto mais tenue conhecido durante o período clássico .  Por volta de 324 AC(Burnham).
Ascensão reta 06 : 46.0 (h:m)




Declinação -20 : 44 (deg:m)



Distancia 2.3 (kly)



Magnitude Visual 4.5 (mag)



Dimensão Aparente 38.0 (arc min)

Pagina da SEDS








Nenhum comentário:

Postar um comentário