Translate

sábado, 22 de maio de 2010

Teste e Astrolog Binóculo Sumax 10x50mm

Teste
Binóculo Sumax MD 50
O Nuncius recebeu esta semana, por SEDEX, seu novo binóculo. A embalagem veio totalmente lacrada e com “recortes” de espuma para proteger o bruto. Acompanha uma bolsa de brim (não muito boa) para estocagem, uma alça para pendurar o binóculo no pescoço e uma pequena flanela para limpeza. Trata-se de Um Sumax MD 50. Ele apresenta lentes 50 mm e magnificação de 10x. Ou seja , é um 10x50 .
Apresenta prismas Bak-4, tipo porro, o que garante uma excelente qualidade de imagens.
Suas imagens quando comparadas ao 15x80 se apresentam muito mais clara e definidas. Suas lentes apresentam tratamento “multicoated” ao contrario das chamadas “ruby coated” de seu irmão mais velho. Embora as imagens sejam menores elas se apresentam com mais detalhes e sem aberração cromática. Percebe-se claramente que suas lentes são muito menos reflexivas que as do 15x80.
É bem leve e com excelente empunhadura. Apresenta ainda dois pequenos parafusos que garantem uma perfeita colimação. Apresenta uma aparência bem robusta e não apresentou nenhuma superfície ou peça solta no conjunto.
Com um campo de visão de seis graus ele é perfeito para se localizar os objetos sendo um ótimo instrumento para ser utilizado em paralelo com o telescópio. Ao preço de R$ 180,00 ele apresenta um excelente custo benefício. Um Nikon ou Pentax da mesma categoria custaria quase dez vezes mais e mostraria os mesmos objetos... Foi comprado junto a Paraquedas.net que embora não seja especializada em equipamentos ópticos apresenta uma boa seção de Binóculos e telescópios.
Agora vamos ao que interessa o Astrolog da primeira seção de observação com a mais nova aquisição do Observatório Nuncius Australis.
22/05/2010 – 19:00 h Rio de janeiro.
Equipamento Binóculo Sumax 10x50mm
Seeing – 4
Transparência -3
Comecei com Alpha Centauros e seu campo de visão é capaz de exatamente incluir Alpha e Beta Cen. no campo de visão. As estrelas aparecem como pontos e não apresentam aberração nenhuma. Evidentemente não se separam as componentes de Alpha (nunca consegui com menos que 50X).
A transparência é pouca com muita umidade.
Com o imenso campo de visão oferecido eu caminho até Delta Cen. e daí até Gama Cen. E daí mais um passo e chego até Omega centauro. O aglomerado se revela imediatamente ainda que lutando contra a suspensão atmosférica.Acabará sendo a grande estrela da noite. Ok, o binóculo faz seu segundo ponto.

Agora em direção ao cruzeiro do Sul. O Aglomerado aberto da Caixa de Jóias, logo ao lado de Beta Crux se revela claramente como uma pequena mancha enevoada. Realmente aqui um pouco mais de magnificação faz diferença. Logo acima, no mesmo campo, com a visão periférica funcionando posso perceber, ainda que de forma bastante sutil, NGC 4852. È um pequeno aglomerado aberto. Mais um ponto para o Sumax.
Daqui me dirijo a Falsa Cruz e partindo de Avior localizo rapidamente NGC 2516. Resolvem-se diversas estrelas. Seguindo na Falsa Cruz, só que agora ao lado de Delta Velorum visito IC 2391, um eterno favorito. Resolve-se claramente. Score.
Com um pequeno pulo vamos até NGC 2547. Revela-se timidamente, sem chegar a se resolver.
Com o Cão Maior se pondo e contra uma área muito iluminada M41 se revelou muito discretamente com uso de visão periférica.
Com Antares nascendo ao Leste vou em busca de M4. Ainda que baixo no céu se perceba uma pequena mancha enevoada com Antares e Sigma Scorpio dentro do mesmo campo ocular.
A fim de terminar em alto estilo um tour por Carina. Começando pelas Plêiades do Sul (IC 2602) e seguindo em direção a Etha Carina e sua nebulosa. Aparece magnífica. Ainda que pequena apresenta algum detalhamento. Daí um pulinho para o leste e NGC 3532 se mostra discreto. E enfim NGC 3766. - Presente!
O pequeno binóculo se saiu muito bem, especialmente se levando em conta a extrema poluição luminosa do horário e a umidade elevada com uma transparência bem baixa.





P.S.

M7 - por volta de meia noite , já alto no céu, se resolve parcialmente com visão periférica. Acredito que se resolva plenamente com melhor seeing e transparência.

M6- Um pouco mais alto no horizonte este belo aglomerado aberto não chega a se resolver embora seja uma nebulosidade evidente.

P.S. 23/05/2010
Lac I 4 ou NGC 4833 - Finalmente !!! O Nuncius, em seu projeto para avistar todos os objetos do catalogo Lacaille, conseguiu avistar a esse esquivo aglomerado globular em Mosca. Com o grande campo de visão do binóculo foi relativamente fácil localiza-lo.
Ainda que só temha se mostrado com visão periférica foi claramente percebido. Um ponto quase estelar com um leve e"esfumaçamento" a seu redor. Bem pequeno. Um objeto bastante dificil . Nunca se encontra verdadeiramente alto no horizonte. O Observei exatamente no momento da passagem pelo meridiano. Dificil de se destacar da luz de fundo.

P.S.- Em um teste posterior descobri que o diametro funcional do Sumax é de apenas 42 mm. Creio que devido ao mal posicionamento ou a um superdimensionamento dos baffles no interior da OTA. Mas como se trata de um binoculo bem barato seu custo beneficio continua sendo aceitavel.

8 comentários:

  1. Olá. Como é a mecânica desse sumax md-50? Aconselharia a um observador de nivel intermediário? Vale o preço? Ou que marca aconselharia, também 10x50mm? Vale a pena comprar um 7x50 por ter maior campo? Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. O sumax é um binoculo barato. Permite observar diversosoDSO. evidentemente não é um Zeiss. Mas levando em conta seu preço ele se sai muito bem. Eu , particularmente prefiro o 10x50 devido a uma maior magnificação . Permite um pouco mais de detalhe no objetos . Possuo um 20x 50 e gosto muito dele. Apesar de um campo mais estreito. Mantém o foco e é bem leve.

    ResponderExcluir
  3. E você colocaria esses Sumax na categoria de um Barska? De um Upclose melhorado? Ou poderia compará-lo a alguma outra marca conhecida? Já tive um Nikula, de lentes vermelhas até, que era excelente, era um 7x50 que deixou saudades. Queria um Octans, mas esperar um ano para conseguir um incomoda um pouco... rsss. Penso em pegar um BKW50, também da Sumax, com lentes azuis, pois ouvi falar que são até melhores que as verdes. Obrigado pela paciência em responder minhas questões.

    ResponderExcluir
  4. Nunca usei um barksa. Mas comparo ele a um Zenith. Talvez não tão solido mas com uma otica tão boa quanto . talvez um pouco melhor...

    ResponderExcluir
  5. Boa noite.
    Sou um entusiasta, amador apenas. Curto astronomia e já tive um telescópio (que me avisaram para não comprar, era desses 675x do mercado livre) e realmente me arrependi e vendi em um mes.
    Agora quero um binóculo para curtir o céu, nada profissional. Porém quero realmente ver as coisas e não ficar na mão como esse tele que tive.
    No valor de até 250,00 (que é onde esse Sumax se encaixa), aconselha ou teria outros ?

    Por favor, peço sua ajuda pois vejo que é profissional / experiente na área e sua dica seria fundamental para a minha escolha.

    Agradeço desde já pela atenção.

    ResponderExcluir
  6. O sumax é um binoculo honesto. Apresenta boa relação custo beneficio. Acredito que voce possa encontrar varios binoculos no mesmo nivel na Astroshop. Sei que eles possuem , no mommento, um Skywatcher que apesar de um pouco mais caro é de melhor qualidade.
    Veja o que eles tem disponivel no momento
    www.astroshop.com.br

    Foi lá que comprei o Sumax.

    Outra loja que vai lhe oferecer bons produtos é o Armazem do Telescópio. Não me recordo o endereço de cor . Mas uma rapida pesquisa o levará até eles.

    ResponderExcluir
  7. Olá, boa tarde. Comprei um binóculo num site especializado mas acho que fui enganado. Eles postam uma foto e mandam um pirata. Quem pode me ajudar? Mando as fotos. Obrigado! Só tenho 3 dias para devolver.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estive muito ocupado. Mas creio que deva se dirigir ao Procon.

      Excluir