terça-feira, 11 de maio de 2010

ngc 2516




Este belo aglomerado aberto , (tr I 3 r segundo o catalogo Ngc (II 3 m segundo o N.A) Localiza-se logo a sul de Avior no asterismo do falso Cruzeiro . Incluído no catalogo Lacaille como Lac II 3 é um dos aglomerados austrais mais interessantes para binóculos e pequenos telescópios. Catalogo J.E.S.S. Com magnitude de 3.8 é percebido até a olho nú. A descrição de Dreyer é perfeita . Cl ( Cluster/Aglomerado)vB(Very Bright/muito brilhante)vL (very large/muito grande)pRi(pretty rich/bem rico)*7...13 ( estrelas de 7a a 13a mag). Para conhecer mais sobre os siglas Dreyer e a classificação tr (Trumpler) de aglomerados abertos ,visite: Patio de estrelas (http://astrosurf.com/carreira/info_tabelas.html#class_enxaberto.)
Facilmente localizado se seguindo a linha formada por Delta Velorum e Epsilon Carina (O eixo longo do falso Cruzeiro). Bom "objeto urbano".
Descrito por Lacaille em 1751. Catalogado também como Cr (Collinder) 172 , Mel (Mellote)82, Lund 441 e também conhecido como "the running man cluster"(?).

Nenhum comentário:

Postar um comentário