Translate

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Buscadora Skywatcher 9x50


        O Nuncius Australis  vai apresentar  uma nova buscadora .
      A buscadora de 9X50 da Skywatcher apresenta um bom acabamento e um sistema de alinhamento bastante eficiente.
        Comprada através da web seu preço foi de R$149,00
     Para sua colocação foi necessário apenas retirar os parafusos que eram utilizados para a buscadora à led original do Celestron e utilizando a mesma furação no tubo do telescópio colocar a sapata com os parafusos(2) que acompanham a buscadora. Posteriormente esta mesma buscadora foi transferida para outro telescópio.
Todas as buscadoras da Sky watcher tem sapatas com a mesma bitola . Independente de seu diâmetro.  
 Apontando para um pequena luz vermelha no topo de um prédio ao longe o alinhamento foi fácil.
De qualquer forma deve se ter cuidado ao manejar a buscadora pois ela é bem sensível.
 A qualidade óptica é boa.
 Seu campo de visão é  de pouco mais de cinco graus.
Ela possui dois parafusos que permitem seu alinhamento. O sistema poderia ser um pouco mais acurado. Nada que desqualifique .
        Depois de alinhada  é necessário cuidado no manejo para não desalinhar. Com uma ocular "wide field" o objeto procurado sempre se encontra dentro do campo observado. Se utilizando uma de campo mais fechado ( 6 mm orthoscopica ) é necessário um alinhamento bem preciso.
Diversos DSO já foram observados diretamente pela buscadora e ela se revela um aparelho excelente para se observar aglomerados extensos e campos estelares. Acredito que o objeto mais tênue já observado pela buscadora seja de magnitude entre 8,5 e 9.
       As Híades , Plêiades e diversos aglomerados abertos extensos mostram-se melhor pela buscadora oque por telescópio...
         Ela é uma ferramenta essencial para observações urbanas onde não se pode ver tantas estrelas a olho nu.
          No geral ele é uma ferramenta de excelente qualidade e com um preço  acessível.

       O sistema de ajuste da buscadora , que consiste de 2 pequenos parafusos poderia se mais preciso . Qualquer esbarrão ( maldito narigão) desafina a buscadora. Um sistema com dois anéis seria mais eficiente.                A ótica da buscadora é muito boa mas a parte mecânica poderia melhorar.
     Outra coisa que seria muito bom   é uma diagonal que tornaria muito mais confortável seu uso . Especialmente em Newtonianos. Porém não achei nenhum fornecedor no Brasil.   Bom lembrar que tudo funciona a contrario neste tipo de buscadora . Com o tempo se torna uma segunda natureza opera-la . Mas lembre-se que você olhando um mapa que o que esta a esquerda vai estar a direita e o que esta embaixo vai estar em cima. Por isto uma diagonal eretora é um excelente acessório  para esta buscadora.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário