Translate

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Cosmos -Cosmologia de Boteco

Novamente a mesma historia. O homem acha que sabe e atualmente até faz contas.
O universo tem 15 bilhões de anos . Novamente esquecendo o que sabe imagina ver o todo a partir de uma parte. Lembrar sempre que infinito é maior .
Tão grande que maior é um conceito que não cabe . Não caber no infinito quase explica a questão da escala. Aliás escala tamém não cabe.
O começo do tempo vai além do próprio tempo. O espaço é maior todo tempo e como infinito não é tempo ainda.Ou já foi .E é. E será. E também não.

Mas guardadas as proporções diversas organizações espacias , ou ainda da matéria são vistas e coompreendidas dentro das condições de contorno que podemos observar.
Certas estruturas materiais nos mostram que certas estruturas são mais antigas que outras e que a parte que nos cabe entender entende que nem tudo existiu o tempo todo . Porém certas coisas existem a mais tempo.

Quasars. São muito velhos , ou muito longe . De qualquer forma a quasares “proximos” e quasares distantes . Velhos e novos. De qualquer forma eles permitem dizer que não temos a menor idéia real do tamanho do universo . Só imaginamos seu tamanho e espaço porque sempre imaginamos . Daqui algum tempo vamos realizar que o universo é maior do que imaginavamos e e verdade . Ele cresce . E nós crescemos também. Constantes mudam de tamanho.Ou não?

A informação (dados?) pertence ao tempo ou ao espaço?
Por exemplo : existe um telescopio potente o suficiente em algum lugar a 2000000 e anos luz daqui que permita ver detro de sua casa. Um momento e voce bebe um gole daqua . O cidadão vai ver vc beber agua 2000000 anos depois ( ou antes?) ou este nivel de informação não existe a nivel espacial. Qual a escala que os eventos são registrados a nivel galactico(ou maior) . O nivel quantico existe para todo sempre ou só por momentos? E assim sendo o principio da incerteza permite diversas possibilidade a longo prazo porém só um resultado com certeza em um dado momento e em um lugar.Mesmo que não possamos saber qual. Acho que já bebi o suficiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário