Translate

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

O Catalogo J.E.S.S. de Objetos Estelares

Cap.5 1770-1780

Don João rapidamente estava instalado em um pequeno rancho , considerado por ele um sensacional posto avançado da ciência . Era na verdade pouco mais que uma choupana. Ele se deliciava com a escuridão da noite no Arraial. Em paris com toda aquela luz ele não podia imaginar um lugar pior para se observar o céu. Pobre Messier.

Messier estava em Paris dando prosseguimento a sua eterna busca por cometas. Ele havia conhecido Pierre Mecháin em 1771 , pouco depois da partida de Don João . Mecháin se tornaria um grande colaborador e seria responsável por muitos dos objetos descritos na revisão do catalogo de Messier.
De qualquer forma Enquanto Don João organizava sua fuga , messier perscrutava os céus.
Em 1772 ele acrescenta M50 a sua lista de nebulosas.Ele anota em seu diário:
Abril 5,1772 . 50 .6h51min50seg (102d57´28´´)-7d57´42´´
“aglomerado de pequena estrelas,mais ou menos brilhantes,a direita do unicórnio,acima da estrela theta da orelha do cão maior,;& próximo a uma estrela e 7ª magnitude.”
Em 1779 houve um explosão de inclusões enquanto Messier acompanhava a trajetória do cometa 1779 Bode. Messier co-descobriu este cometa junto com Bode que o observou cerca de 13 dias antes.Seguindo o cometa enquanto este passava por Virgem levou a diversas inclusões no catalogo.M59 e M60 foram descobertas por Gottfried Koehler ,que também seguia o cometa, em 11 de Abril. Porém não viu M58 que foi descoberta por Messier em Abril,15. Nesta corrida , em 5 de maio, Barnabus Oriani, outro que perseguia o cometa , acha M61.Messier localizou no mesmo dia.Porém achou ser um cometa até perceber ( somente uma semana depois ) que este não se movia.Então achou pela segunda vez M62 que ele já havia avistado em 1771.Porém desta vez marcou sua posição. E M63 é a primeira descoberta de Mecháin.
M64 é descoberta por ele em Janeiro de 1780. M64 é uma bela galáxia em espiral , na constelação da Cabeleira de Berenice.Já havia sido avistada por independentemente por Edward Pigott e por Johan Bode em 1779.
M65 e M66 são galáxias em espiral e foram encontradas por Messier meio que ao acaso , em Março de 1780.Em Abril ele acha M67 e M68. Com isto ele dá por encerrada a segunda edição de seu catalogo . Foi publicado no almanaque francês La Connoissance des Temps ainda naquele ano.
Este período foi pródigo também no desenvolvimento do catalogo J.E.S.S..
Don João chegou no Arraial por volta de 1774ou 1775.Esta data é considerada uma boa aproximação .Calculei que em cerca de três meses Don João já tivesse se estabelecido em seu “observatório”.
José Eustaquio tinha reavivado seu interesse pela filosofia natural graças a seu encontro com o padre. Ele podia finalmente trocar com alguém que não os rudes habitantes de seu canto da terra.
Don João relutara um pouco em aceitar José Eustáquio como um par. Porém o saber natural e seu enorme conhecimento do céu levaram ele a se dobrar ao amigo e com o tempo desenvolveu profundo respeito e a e mesmo certa reverencia ao astronomo tupinambá como ele o chamava. José só chamava Don João de Padre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário