Translate

sábado, 10 de agosto de 2013

Softwares Amplo Espectro




Comprei um novo  laptop. O meu antigo sofreu muitos baques e abusos nos últimos tempos. E com um tour amazônico ele realmente começou a apresentar sintomas de alguma doença tropical grave e desconhecida. Desta forma comprei um Pen drive e pesquei do HD o que realmente interessava e me conformei em manda-lo para o sacrifício.
      O meu novo lap é em tudo superior ao anterior e  fiquei bastante feliz com a nova aquisição. Após alguns dias de choque cultural causado pelos Windows 8 acabei me acostumando com o nova paisagem e também com o novo sotaque.
     Mas aí começa a trabalheira. Afinal meu computador é também astrônomo. E com o passar dos anos meu antigo lap tinha acumulado muito lixo em seu HD. Algumas dezenas de softs destinados a observação e a astrofotografia tinham sido instalados e em sua maioria eram apenas entulho. Apesar de agora possuir 1TB de espaço vazio no me novo HD não queria já começar entulhando a área de trabalho com diversos atalhos para programas que eu nunca usaria.
      Desta forma organizei uma lista dos softwares que eu quero  instalados em minha maquina e que são realmente uteis.
       Vou iniciar pelos Freewares. Seguindo a ordem dos downloads que realizei :

         Stellarium: Um programa planetário que deve ser conhecido de quase todos os leitores. É um programa fundamental para você planejar as suas observações e saber aonde procurar os objetos que lhe interessam. Uma descoberta interessante é que como fiquei muito tempo acomodado e não atualizei nenhum destes programas diversos melhoramentos foram realizados. O Stellarium especialmente se tornou um programa melhor. Os menus sobre DSO´s e estrela que se abrem quando se clica sobre um determinado objeto se tornaram muito mais completos. Um maior banco de imagens ( que agora também inclui  NGC´s interessantes além dos Messier´s...) foi implementado. Outra melhoria é com relação a possibilidade de se ver a imagem com diversas combinações de oculares , Barlows e afins... O programa se aprimorou em cerca de 1 ano ( talvez um pouco mais) .


          Outra melhoria é poder se passear pelo céu virtual utilizando qualquer uma das combinações de oculares. E assim pode-se ensaiar o Star Hooping para se localizar objetos mais difíceis
               Baixe em :  http://www.stellarium.org/


               •         Cartes du Ciel -  Outro programa planetário. Nunca consegui decidir entre este e o Stellarium. O CdC possui mais catálogos e um banco de imagens superior aos do Stellarium . Mas o primeiro tem uma apresentação mais bonita do céu. Acho que ambos acabam por se completar. Por isto ambos vão para o HD. O cartes du Ciel não evolui tanto desde a ultima versão que eu possuía instalada. Parece ter se acomodado mais. Mas ainda possui mais informações nas abas sobre DSO específicos e  todo o catalogo NGC apresenta fotos .

           Ainda que de baixa qualidade.   Ambos permitem controlar montagens computadorizadas...
           Baixe aqui:  http://www.ap-i.net/skychart/start



         Deep Sky Stacker - Um programa devotado a astrofotografia. Ele permite que você empilhe fotos e assim consiga melhorar a "Razão Sinal- Ruído" de suas fotos astronômicas. É um programa bem poderoso e fundamental para quem pretende praticar astrofotografia com alguma dignidade.


         Rot n´Stack- Semelhante ao DSS mas mais pé de boi . Ele aceita empilhar imagens que o DSS pode vir a recusar. Esta em uma nova versão que aumentou suas potencialidades e com a possibilidade de se utilizar Dark frames capturados por você ou auto gerados por ele tornaram suas fotos mais bem acabadas. Sua interface é mais amigável e ele é muto mais complacente com capturas de imagens mais mambembes que o Deep Sky Stacker ( DSS)

         Ainda na seara da astrofotografia eu baixei o IRIS. Este é um programa bastante poderoso e que poderia se comparar ao caríssimo MAXIM. Ele realiza todas as operações imagináveis . Desde permitir o controle da captura das imagens em sua câmera até o processamento final das imagens. Mas é bastante complexo e eu o uso quase que exclusivamente para reduzir o gradiente e a vinhetagem comum em fotos astronômicas.
         Baixe aqui:  http://www.astrosurf.com/buil/us/iris/iris.htm

  • Outro programa util , poderoso e gratuito com diversos recuersos para tratamento de astrofotos é o Fitswork.  Bom possuir embora já tenha sido mais fão dele. possui uma boa ferramenta para retirar gradiente e evitar flats frames...  
  • http://www.fitswork.de/software/


         Finalizando a coleção de freewares eu recomendo que se instale o Noiseware Community Edition. Ele permite que se diminua o ruido tão comum em fotos realizadas com ASA muito alta e  também o ruido térmico causado  em por exposições muito longas. Este apresenta também uma versão paga ( Pro) a qual permite você trabalhar com mais formatos ( Tiff ) . Na sua versão gratuita somente Jpeg é aceito...

       Baixe aqui:http://en.kioskea.net/download/download-439-noiseware-community-edition

Agora apresento alguns Softwares que não são gratuitos mas que são extremamente uteis para a pratica da Astrofotografia:


         Photoshop CS- O Photoshop é um programa não só importante para a pratica da Astrofotografia ( especialmente as ferramentas Levels e Curves...) como para a fotografia em geral. O Potencial dele é enorme e seus recursos são imensos. Na verdade sempre se pode descobrir algum recurso novo. O Photoshop é um programa caro. Embora não apóie a pirataria sei que é possível  obtê-lo de forma "gratuita" em sites com Kickass Torrent e Pirate Bay. Cuidado em ambos os sites. Você pode acabar  com vários invasores e ainda terminar sem o Photoshop. 
      Uma opção freeware é o GUIMP. Eu acho o Photoshop mais poderoso por algumas centenas de dolar... Mas é uma excelente opção.        http://www.gimp.org/




         Canon Utilities: É o programa que acompanha as câmeras Canon e que permite o controle da câmera a partir do computador . É a forma mais rápida de se controlar a aquisição de imagens e de se poder obter exposições superiores a 30 segundos.
         Digital Photo Professional - Outro programa   que vem " bundled" com as câmeras Canon. Permitiu você manipular fotos em RAW.
      Os dois últimos programas provavelmente você obterá facilmente na web.
     Acredito serem estes os programas necessários para fazer de qualquer computador uma plataforma útil para Astronomia em geral e Astrofotografia em particular. Claro que sua câmera deve ser uma Canon. Senão um pequeno ajuste se fará necessário... 


  •        Astrophotography Tools- É um parente do Canon Utilitiies envenenado para astrofotografia. Atualmente é o prrograma  que utilizo para as captturas. Sua versão gratuita posssi quase todas as funções liberadas. Muito bom.
       
      Provavelmente instalarei ainda o Registax. Pretendo um dia ter uma web cam para fotografia planetária...
    
   Outro programa que é interessante mas que depois de algum uso acaba perdendo o interesse é o Celestia.  Permite simulações . Ou o Universal Sandbox.
      De uma forma geral estes são os programas que acho interessante possuir em meu computador.
   Pessoas tem necessidades diferentes mas a coleção apresentada vai atender a maior parte das necessidade de astrônomos amadores.
       Sei que existem alguns outros programas que podem ser fundamentais para a pratica astronômica . Mas já no terreno da especialização. E aí cada um tem a sua... 

         Esta lista seria uma proposta " amplo espectro".

      

Um comentário:

  1. Olá Nuncius!
    Maravilha de artigo, já salvei aqui.. também estou adquirindo um PC novo e assim que tudo estiver pronto irei instalar os softwares p/ astronomia recomendados aqui por você.

    Parabéns pelo seu Blog que é ótima referência para astrônomos amadores ou não ;)

    Abraços e bons céus a você!

    ResponderExcluir