Translate

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Observando M13

Visível durante o inverno M13 é um dos mais interessantes globulares do céu . Luta com M22 pelo terceiro posto entre os globulares. Se você mora no hemisfério norte será o primeiro inconteste.
  Localize Vega e Arcturus . Entre estas duas estrelas você vai perceber um trapézio de de estrelas . São representantes de Hercules.Não são muito brilhantes . Serão visíveis em ambiente suburbano.  Localize Eta hércules . Dai será fácil... Entre Zeta e Eta Hercules estará o aglomerado. O aglomerado é flanqueado por duas estrelas de sétima mag. e é claramente percebido em uma buscadora 6x30.
Um telescópio de 150 mm vai resolver inúmeras estrelas em sua  borda.
O aglomerado possui cerca de um milhão de estrelas. A sua parte central cobre mais de 100 anos luz. Esta localizado a cerca de 25.000 anos luz da terra. Grandes telescópios resolvem mais de 30.000 estrelas em suas bordas. seu centro é tão densamente povoado que mesmo grandes telescópios não o resolvem. Pode-se dizer que " densamente" significa uma distancia de cerca de 1 décimo de ano luz. Assim sendo colisões são bem raras. Estas estrelas estão assim concentradas  a pelo menos 10 bilhões de anos. Provavelmente desde a origem da Via Lactea.
Foi registrado pela primeira vez por Halley em  1714 e incluído por Messier em seu catalogo na data de 1 de junho de 1764.

Nenhum comentário:

Postar um comentário