Translate

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Stonehenge dos Pobres: A Sobreloja

               

                 Há tempos eu não observava da laje de meu prédio. Normalmente acabo por  montar o telescópio junto a janela na sala de minha casa. Esta é conhecida como " A Stonehenge dos Pobres". Sendo uma janela as estações do ano desfilam por ela e assim esta faz às vezes de observatório, relógio e calendário. Uma versão moderna de diversas estruturas neolíticas que se espalham pelo mundo e das quais Stonehenge é a mais conhecida.
                  A chegada de Mme. Herschel ( uma montagem HEQ5 pro da Skywatcher) me obrigou a esquecer a preguiça e ativar o que eu chamo de  "A Sobreloja". E assim montar toda a estrutura necessária para observar na laje da cobertura de meu edifício. Exatamente acima da janela conhecida como a Stonehenge dos Pobres e/ou " O Observatório mais Urbano do Mundo".  A operação na "Sobreloja" é muito mais trabalhosa e desconfortável.  Apesar de tudo isto e de continuar a sofrer  com terrível poluição luminosa  ( Bortle  8 ou 9 dependendo da lua e do horizonte) ela apresenta qualidades também. Posso observar quase todo o horizonte e o zênite do céu.  Recentemente li uma matéria do Bob Berman em sua coluna na Astronomy Magazine onde ele discorria sobre as diferenças entre céus escuros e céus super escuros.  Em áreas rurais bem escuras ele nos lembra que o " cinturão de Órion ( As Três Marias ) vem cercado de estrelas , a Via Láctea se apresenta como principal estrutura no céu, M13 ( Omega Centauro nem se fala...) é evidente mesmo a olho nú bem como M31 (Galaxia de Andrômeda).  Já quando ele fala de céus super escuros se refere ao norte do Atacama, o Deserto do Saara e o deserto a sudeste de Isfahan no Irã.  Nestas o céu chega a ser opressivo e um show de luz e trevas ... Eu fiquei pensando como ele se viraria com a Stonehenge dos Pobres e com Geribá.
                Montar a estrutura da "Sobreloja" é trabalhoso. Em primeiro lugar preciso subir todo o equipamento de observação. Depois mais dois tripés e um sarrafo para montar uma "tapadeira" de Pano preto  que vai bloquear a luz dos apartamentos do 16 andar do Bloco C de meu condomínio. Não só a luz como os curiosos. Afinal não quero observar sendo observado e nem ficar conhecido como o "Tarado da Laje".  Para montar esta estrutura implica em eu ter que me equilibrar sobre telhas "Eternit" que não suportam bem o meu peso. Isto já me custou algumas quedas , hematomas e escoriações bem como algumas telhas...

Antares

                Apesar das condições menos que ideais no dia 19 de setembro me empolguei e botei meu bloco na avenida. As 16:00 PM comecei toda a operação e quado deu 18:30 eu estava afinando o go-to da montagem. Com poluição luminosa do Rio e a Lua quase em seu quarto crescente o alinhamento polar foi feito de forma aproximada já que era impossível para a buscadora polar sobreviver em meio a tanta luz e localizar alguma estrela do apagado asterismo em Octans que serve para isto. Mais um pouco e austo o foco da câmera utilizando Antares. 
Ngc 6322

                O primeiro alvo da noite é um modesto aglomerado aberto na concorrida cauda de Escorpião. Na verdade uma grata surpresa que me recordou desde o aglomerado de Pi Puppis até a Caixinha de Jóias ( Ngc 4755). Em céus mais escuros deve ser ainda mais atraente. Ngc 6322. Percebo que o alinhamento polar feito somente com auxilio de bussola esta aquém do desejado. Mas prefiro aguardar até as 20:25 para utilizar Peacock ( Alpha Pavo) para melhorar isto.  Vou continuar a brincadeira assim mesmo. Tanto a transparência quanto o seeing não estão grandes coisas e não tenho maiores ambições. Ficarei feliz com alguns registros e um reconhecimento das condições da "Sobreloja" para uma futura expedição  na lua nova.


                Depois disto uma rápida visita a M8 só para confirmar o que eu já sabia. Com a Lua por perto e a Barra da Tijuca iluminando o horizonte oeste por trás do morros  a Nebulosa da Lagoa se apresenta mais "lavada" que uma quadro pintado com giz pastel...
                O horizonte sul é sempre mais protegido da P.L. já que depois do farol na Ilha Rasa e sua lente fresnel produzida pela Barbier & Bernard o próximo local a produzir poluição luminosa é Port Stanley , nas Ilhas Falklands ( ou Malvinas)...

C 93 e/ou Ngc 6752

                C93 ou Ngc 6752 é um belo e grande globular em Pavo. Nunca o tinha visitado e creio que vai se tornar um grande amigo nesta primavera.
6744 Astrometry

               
C 101 ( Ngc 6744) 3XDrizzle


               Como parece que o horizonte sul esta mais generoso me animo a tentar uma galaxia muito próxima ao Globular. C 101 ou  6744. Tivesse insistido mais talvez conseguisse algo. Mas depois de ver M 8 achei melhor aguardar por dias melhores . De qualquer forma ela se apresenta de forma quase "espírita" depois de empilhar 4 fotos de 25 segundos...  Será o alvo principal na próxima lua nova na "Sobreloja". Acho que com uns 60 minutos de exposição ela deve dar seu show... 
                Perco a a hora para melhorar o alinhamento com Peacock. Esta cruzaria o meridiano as 20:25:29. Do jeito que estava o céu a próxima estrela  "boa" para  a tarefa seria Achernar as  01:36:03. Sem chance...
Achernar

                Mesmo com o alinhamento meio tosco o "go-to"  esta bem preciso e assim não retiro sequer a câmera para afinar o enquadramento . Apenas escolho um alvo e utilizo o Synscan para que Mme. Herschel localize a presa.  Depois é só disparar o obturador.
M 15


               
M 2


           
M 18

                  Entre erros e acertos acabo a noite tendo capturado mais M2, M15 , M18 e Ngc 6940. Este ultimo um aberto entre Cisne e Vulpecula e que apesar de já bem baixo sobre as antenas do Sumaré e lutando contra a PL causada pela zona norte do Rio  parece ser um interessantíssimo DSO  pouco conhecido. 
Ngc 6940- Este sofreu na Poluição luminosa e teve que ser muito pós processado. Mas é sem duvida bastante promissor e espero dar-lhe uma nova chance em melhores condições...

                 Com  parte da estrutura necessária e  habitando "escondida" junto a casa de maquinas do prédio  a operação "Stonehenge dos Pobres: A Sobreloja" tende a ficar mais simples. Com as todas as potencialidades de Mme. Herschel para serem exploradas parece que será cada vez mais comum.

                Que venha a lua nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário