O sistema de Sigma Orionis esta localizado a cerca de 1200 anos-luz de nós . Consiste de um sistema quíntuplo. Seus componentes A e B são estrelas muito brilhantes e massivas separada por apenas 100 UA (unidades astronômicas). Muito próximas para telescópios amadores. As estrelas C e D estão separadas por uma distancia maior . Algo como 3000 UA e 4500 UA respectivamente. E E se encontra a quase 1/3 de ano-luz de A.
Para localizar Sigma Orionis primeiro localize a constelação de Órion ( claro...). Localize então o cinturão do caçador. São as Três Marias. O nome das santas é Alnitak , Alnilam e Mintaka.
Alnitak é a estrela mais a leste . Logo acima (sul) você vai perceber uma estrela levemente menos brilhante . É Sigma Orionis.
O campo da buscadora é bem congestionado. Sigma é claramente a quarta estrela mais brilhante da buscadora só sendo ofuscada pelas Três Marias . Forma claramente um triangulo com Alnitak e Alnilam. É um alvo fácil.
O telescópio vai revelar A e B como uma única estrela de 3.8 mag. de cor branca. A leste de A/B está a estrela D , de mag. 7.2 e levemente avermelhada. A cerca de três vezes esta distancia encontra-se E de 6.5 mag e cor azulada. Telescópios de pelo menos 150 mm podem revelar ainda o componente C do outro lado de A/B. Ela brilha com esbranquiçada com uma magnitude de apenas 10.
Nunca consegui separar C. Mas confesso que só visitei Sigma uma única vez. E seeing é tudo quando se fala de duplas difíceis.
Sigma Orionis é o sistema que " inflama" IC 434. Essa por sua vez cria B 33. E todo o conjunto desta região de Órion viaja junto pelo espaço. Tanto Alnitak como Mintaka ( das Três Marias...) também são estrelas duplas. Alnitak é bem difícil de separar. Já Mintaka é mais dada...
Órion vai dominar o céu pelos próximos meses e isto é sempre uma alegria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário