Translate

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Binoculo Super Zenith 20x50mm



Passeando pele Feira de Antiguidades da Gávea , Domingo 29 de Agosto, encontrei um binóculo russo Zenith. Mais conhecida por suas robustas cameras fotográficas a fabrica russa apresenta também tradição na construção de Binóculos. Apesar de encontrado em meio as antiguidades o binóculo é novíssimo e se encontra em sua caixa protetora original. Apresenta grande magnificação (20x) e uma qualidade óptica boa. De construção sólida ( uma tradição russa) não apresenta nenhum tipo de jogo e apresenta um mecanismo de foco sem nehnhuma folga. Seu campo de visão é de 3 graus . Bem apertado para um binóculo. Isto permite a grande magnificação A sua saida pupilar é bem justa e seu uso com óculos não é ideal. Seu campo de visão é de 3 graus.
 Suas oculares poderiam ser de melhor qualidade.

Na segunda feira o céu deu a chance esperada para um teste de campo. O Binoculo mostrou suas potencialidades apesar da transparencia do céu não ter estado das melhores. Em uma rápida sessão ele mostrou seu poder de fogo resolvendo diversas estrelas no Aglomerado da caixa de jóias e dividindo Acrux e sua companheira. Um feito invejável para um binóculo de 50mm. O Sumax 10X50 nunca resolveu a Caixa de Jóias da mesma maneira ( evidentemente a magnificação faz diferença.)

Em uma rápida escaneada em volta dos apontadores diversos pontos nebulosos ( todos Aglomerados abertos) foram percebidos como pequenas nebulosas. Campos estelares próximos a Alpha Triangualo Australis foram observados e o binóculo se revelou bastante poderoso. Observando Venus não percebeu nenhum tipo de aberração cromática.
Mais tarde Escorpião se apresentou na janela de observação e foi possivel realizar uma boa sessão . Utilizando simultaneamente o Sumax 10x50 e o Novo Zenith foi possivel perceber a grande qualidade optica do novo aparelho bem como o poder de magnificação do mesmo. Primeiro alvo: M4 . Facilmente notado no Zenith é uma presença menos notavel no Sumax. Ainda que tenue foi percebido com visão direta no russo . O Sumax só permitiu sua percepção com visão periférica , também devido a seu grande campo de visão. A seguir Ngc 6231 e Zeta Scorpio. O Zenith separa bastante as componentes de Zeta e resolve estrelas no aglomerado. É uma bela visão.
M7 se resolve em muitas estrelas ainda que não completamente.Em M6 resolvem-se poucas estrelas , embora não se perceba o formato tipico de borboleta que batiza o aglomerado. M62 é uma achado mais dificil. Uma pequena estrela fora de foco. Mas estava lá. Somente no Zenith. Uma grata surpresa.
O peso do binóculo e seu pequeno FOV. permite seu uso com mão desarmada porém uma posição que permita boa estabilidade se faz necessária . Gostei de utiliza-lo recostado ,podendo utilizar as pernas para estabilizar o binóculo melhor. O Nuncius aguarda ansioso pela opurtunidade de leva-lo a um posto avançado e testa-lo sob céu verdadeiramente escuro.
O Nuncius está muito feliz com a nova aquisição para o observatório. Os binóculos da Zenith embora sem distribuidores fixos pode ser encontrados esporadicamente em alguns importadores. São uma boa aquisiçaõ mesmo usados . O Nuncius tem o contato para mais um disponivel junto á um amigo que possui um circa 1960 porém em excelente estado. O preço pode oscilar entre 100 e 300 reais...

Pontos altos- Solidez, preço e capacidade de resolução.

Pontos Baixos- Eye relief, ocular.

P.S. Com o uso, o pequeno campo  de 3 graus , se revela um pouco restritivo. Para localização de objetos mais tênues ele é um limitador já que dificulta o uso de visão periférica. O Uso de tripé melhora isto.  As imagens são relativamente escuras . A lente se revela bastante reflexiva e com isto é um binoculo escuro. Utilizo ele atualmente mais para observações diurnas.

7 comentários:

  1. O astro log de 8 de outubro ( Nos arquivos do NUNCIUS entre os dias 10/03 e 10/10) foi todo realizado com o Zenith. Mostra bem seu potencial e diversos objetos observados.

    ResponderExcluir
  2. Cara tenho um Zenith 7x50 antigo aqui que não troco por nada....É um ótimo bino....

    ResponderExcluir
  3. Acabei de comprar um no mercado livre. A sua avaliação e de outro Astrônomo amador ajudaram a decidir. Eu tive um vivitar 10x50mm de ótica excelente, mas que se perdeu numa mudança. Espero que este também tenha boas qualidades. Tenho uma porcaria chinesa, mas não vou nem comentar. De aproveitável, mesmo, só os prismas que servem para experiências de ótica. Hannibal Costa.

    ResponderExcluir
  4. Super Zenith 20x50 ou 12x50 ?? Oq recomendam ? Para astronomia e uso terrestre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O 20X50 vai requere mãos mais firmes. Abos serão opções boas.

      Excluir
  5. Luiz Carlos Rodrigues3 de maio de 2021 às 14:46

    Acabei de comprar um super Zenith 20x50 usado por 250 reais...vou testar hoje a noite...

    ResponderExcluir
  6. Alguém pode me dizer se o zenith 10 x 50 é melhor que o 20 x 50 ?
    Desde já agradeço

    ResponderExcluir