Translate

segunda-feira, 30 de março de 2020

Ngc 6067 Reloaded



                Ngc 6067 foi um alvo que visitei algumas vezes. Inclusive creio que já o apresentei por aqui. Mas o tempo passa e novas descobertas e conhecimentos vão se somando. Bem como a biblioteca cresce. E assim achei que era hora de fazer uma versão reloaded deste belo aglomerado aberto no coração da Nuvem de Norma.  Vão-se 7 anos desde o primeiro post.
Esta passou por 2X drizzle no DSS. Seguiu para o PixInSight e teve um pequeno ajuste de curvas no Photoshop. foi a unica foto no post a pasar no Pix. È um programa bem poderoso e uso com moderação. O acompanhamento deixou um pouco a desejar . Mas o alinhamento polar foi feito de forma estabanada como pode ser visto aqui 

      A primeira coisa que vão reparar é que a capacidade fotográfica aqui no Nuncius Australis aumentou desde o primeiro post. Você  vai poder ver a quantas andavam as coisas aqui ( Algumas fotos abaixo...). Eram tempo de Hipatia (uma montagem equatorial Eq 2-3). A nova captura foi realizada com Mlle. Herschel (uma Heq 5 pro). Uma outra diferença vai ser fundamental. Na primeira visita fotografei 6067 a partir da “Stonehenge dos Pobres” O carinhoso apelido para a janela de meu apartamento no bairro do Leblon no Rio de Janeiro. E desta vez o fiz a partir de Lumiar. Em um ambiente rural.  Uma diferença de 5 pontos na escala Bortle.  Acrescente a isto que na primeira captura foi utilizado o Newton (meu telescópio refletor 150 mm f8). Desta vez estava em campo uma lente Canon 70- 300mm @ f5,6.  Apesar de seu menor poder de ampliação sua qualidade ótica é infinitamente superior.
NGc 6067 -300 mm f 5.6- tempo total de exposição 4,5min -Stacking no DSS e apertada apenas no PhotoShop


                And Last but not least os softwares de processamento que possuo hoje são mais avançados e minha habilidade com os mesmos melhorou bastante com a prática. Nas fotos do primeiro post foram utilizados o já pré-histórico Rot n´ Stack e o Photoshop. A cocktail atual começa no Deep Sky Stacker, segue para o PixInsight e terminamos tudo com uma esfoliação no Photoshop.
Uma foto antiga... Newtoniano 150 mm f8- Rot n` Stack +Photoshop+ noiseware ( Outra reliquia)

                -Ahhh!! E não posso esquecer da ausência da tela de janela que habita na Stonehenge dos Pobres em razão das crianças e do gato. Sendo que na época o pequeno nem era nascido. E assim em uma noite mais animada eu ganhei mais alguns anos de tela na janela de casa. Atualmente a Stonehenge se encontra aposentada.
                Mas vamos ao que importa: Ngc 6067.
            O aglomerado habita uma das “supérfluas constelações” criadas por Lacaille nos anos de 1750, como dito por Ridpath e lembrado por O´Meara nos respectivos Stars and Planets e no Deep Sky Companions: the Southern Gems. Nada poderia ser mais injusto. A Norma (A Régua) pertencem diversos aglomerados abertos deslumbrantes e menos famosos. Certamente Ngc 6067 é o maior injustiçado da coleção.  Facilmente percebido a olho nu (lembrem-se Bortle 3...)  e um belíssimo espetáculo com qualquer auxílio ótico. A escala Bortle é uma escala de poluição Luminosa. Quanto mais baixo o valor mais escuro o céu sobre sua cabeça.
A Região é repleta de Aglomerados abertos...  Esta foto foi levada ao Site da astrometry para identificar todos . É a mesma foto que abre o post; 1 exposição de 30 seg em 70 mm f4.5. Esticada no photoshop. As capturas foram realizadas em RAW ( cr2) e 1600 ISO. As fotos são carregadas em Jpeg para o Blog. 

                Localizada a meros 25´de Kappa Norma o aglomerado vai permitir ver as mais diversas formas no lúdico exercício de se ligar pontos. O aglomerado pequeno é bastante denso e se localiza no braço galáctico interno. No mesmo que habita M 24. Ngc 6067 reside na Nuvem Estelar de Norma. O braço Espiral de Norma contém as mais maciças nuvens moleculares bem como a região  mais luminosa no disco galáctico de infravermelho distante com maciça formação estelar . Essa a aglomeração OB1 de Norma. Apesar de ser cerca de 3000 anos luz superposto a aglomeração em si o aglomerado está no coração visual da aglomeração OB 1 de Norma.
                Sua distância engana. Ngc 6067 é cerca de 20 mais rico que as famosas Plêiades e tem aproximadamente a mesma idade (algo entre 60 e 80 milhões de anos). Não espalhem isso por aí ou os ufólogos vão criar uma nova espécie...
                Ngc 6067 foi “descoberto” por James Dunlop em 8 de maio de 1826. É incrível que Lacaille não o tenha incluído em seu catálogo.  Dunlop descreve o aglomerado: “Um belo e grande aglomerado de pequenas estrelas de magnitudes variadas com aproximadamente 12´de diâmetro. As estrelas são consideravelmente mais congregadas em direção ao centro e este se estende sudoeste para nordeste. “(D 360)
                Posteriormente John Herschel nos fala de “uma estrela chefe no meio de um soberbamente rico e grande aglomerado. No mínimo 20´ de diâmetro, pois mais do que preenche o campo (ocular); não muito comprimido em direção ao centro. Estrelas de 10 a 12a magnitude (h 3619)
                Um estudo dirigido por J. Eggen em 1983 (Cerro Tololo) descobriu duas cefeídas (estrelas que funcionam como velas padrão em função da razão entre o tempo e o brilho delas) e que permitiram concluir com segurança a distância de 5.700 anos luz. Há ainda mais uma cefeída no campo, mas tudo indica pertencer a aglomeração OB1 mais distante.
3 X drizzle no DSS. 

                Ngc 6067 é um dos aglomerados abertos mais charmosos e brilhantes do céu e corre lado a lado com M6 (O Aglomerado da borboleta) e M7 (O Aglomerado de Ptolomeu). Um programa obrigatório e alvo para qualquer equipamento.


              Localizar Ngc 6067 é muito fácil. Localize Kappa Norma ,que será percebida facilmente com uma buscadora mesmo em cidades grandes, e localizou Ngc 6067. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário