Translate

domingo, 21 de abril de 2019

Ngc 3628: O Fantasma de Hamlet


           

        Ngc 3628 é o membro mais apagado do famoso “Tripleto de Leão”. Se apresentando dentro do mesmo campo ocular de M 65 e M 66 ela escapou até aos atentos olhos de Méchain quando da descoberta de suas mais brilhantes vizinhas (se lerem o post sobre M 66 e M 65 vão ver que ha controvérsias sobre o autor da descoberta deste par). E assim sobrou para Herschel sua descoberta na noite de 8 de abril de 1784. A dupla Messier já foi apresentada aqui no NunciusAustralis.
              Ngc 3628 é uma galáxia com muitos apelidos. A “Galáxia-Hamburguer”, A Galáxia de Sarah, A Galáxia de Mahasin. O título de Galáxia Hamburguer se explica por pareidolia facilmente. Agora quem são Sarah ou Mahasin é um mistério que se perde nas brumas da história e da web...
        Os títulos de “Vanishing Galaxy” (A Galáxia que desaparece...) e “ O  Fantasma de Hamlet” são criações recentes e ambas invenções de O´Meara. O título “shakespeariano” tem uma bela fundamentação ótico semântica...
                O´Meara em seu “Deep Sky Companions: The Hidden Treasures” nos conta que nossa arredia galáxia apresenta uma qualidade: quanto mais a observamos mais acostumados nos tornamos a vê-la.  Assim como o problemático espírito da peça de Shakespeare “Hamlet”.  Logo no ato 1 cena 1:
(Entram Horácio e Marcellus. Bernardo já está em cena.  Sai Francisco):
Marcellus- Ele apareceu novamente esta noite?
Bernardo- Eu não vi nada.

(Aqui a tradução que possuo desvia da versão apresentada por O´Meara... E assim a tradução da próxima fala é minha. E em se tratando de Shakespeare isso pode ser perigoso. Mas creio que na minha versão o caráter astronômico do dialogo se faz mais evidente...)

Marcellus- Horátio diz que é nossa fantasia,
E não deixará a convicção se apegar dele
Tocando esta visão temida, duas vezes vista por nós:
Portanto eu tenho suplicado junto a ele para com a gente assistir os minutos desta noite
Que, se novamente a aparição venha
É como se Ele tenha que aprovar nossos olhos. . .
                
          O´Meara defende que o que nós podemos aprender desta conversação é a importância de se ter paciência com, e fazer repetidas observações, de todas as coisas assombradas – e aí incluídas desafiadoras galáxias vistas de borda para nós como Ngc 3628. E assim como os leitores de Hamlet ainda discutem se Shakespeare pretendia que o fantasma do pai de Hamlet seria real ou imaginário os observadores amadores ainda discutem se Ngc 3628 é viável para telescópios pequenos, sua visibilidade e de seus detalhes é uma misto de fatos e fantasia.
                Na minha opinião o fantasma existe. Mas é como aquela velha história: “Não creio em Bruxas. Mas que las hay las hay” ... O Homem é o exercício que faz.
                O Fantasma de Hamlet em conjunto com o negrume do céu e o equipamento utilizado tem que autorizar sua visão para Ngc 3628 se materialize na ocular.
                A foto abaixo foi “desprocessada” para dar uma ideia do que você deve esperar perceber.  A primeira coisa a ser feita é desapegar de M 66 e M 65. E usando estas como faróis perceber a assombração.
O Fantasma  esta acima. Formando um triangulo Isóceles co M65 e M 66. Uma exposiçã de 30 seg. "apagada" no Photo Shop. É semelhante ao que vc vai perceber em um Telescópio 150 mm f8 em um céuu escuro. Ocular de aproximadamente 26 mm.    

                O´Meara nos dá outra valiosa dica. O Fantasma não gosta de muita ampliação. Se com 23 X ela é “evidente” com mais ampliação ela começa a se espalhar mais de 1/2 campo de uma ocular média (cerca de 120 X).  E com este aumento de potência a galáxia começa a se dissolver mais e mais contra o fundo. É como sua faixa escura, que é um de seus mais evidentes detalhes e o único ao alcance de telescópios mais modestos, começasse a se destacar muito e apagasse sua área clara.  É o detalhe se sobrepondo a todo.
                Na verdade, esta faixa de poeira que habita o plano da galáxia provavelmente fez a galáxia invisível a Méchain.  E apesar de ser apenas 0,5 magnitude mais apagada que M 66 (o membro mais brilhante do Tripleto) ela se espalha por uma área maior e assim apresenta um brilho de superfície muito inferior. Para os amadores em busca de galáxias o brilho de superfície é um indicador muito mais exato do que você vai ver ou não do que a magnitude.
O Tripleto . 20X45 seg ISO 1600. 3X Drizzle no DSS . Lente Penatx 300 mm f 4.5 . Esticada no PixInsight. Se percebe claramente a distorção nos discos de Ngc 3628  e de M 66. 

                Devido a isso “O Fantasma do Rei de Hamlet” (esta é a tradução completa do apelido dado por O´Meara. Por razões estéticas eu alterei um pouco...)  escapou dos clássicos guias escritos por Smyth e por Webb.  Burnham em seu “Celestial Handbook” não entra em muitos detalhes e em sua abordagem do Tripleto nos diz apenas: “A apenas 35´ norte de M 66 repousa um outro objeto, galáxia “edge-on” Ngc 3628, caracterizada por uma fina linha de poeira. Maior, mas mais tênue que M65e M 66 e não percebida por Messier mede cerca de 12´de comprimento. Estas três galáxias formam um nobre grupo para pequenos telescópios”.

Aqui o Resultado de 20 Exposições de 30 seg. No newton ( 150 mm f8). Apesar da incrivel diferença as fotos do post foram feitas com um dia de diferença. A otica da Pentax é muito superior ao espelho do Newton. E a transparencia na segunda noite colaborou também... 

                Ngc 3628 pode ser o mais discreto membro do tripleto, mas é certamente o mais fascinante cosmologicamente. Habitando o esporão de Leão de galáxias reside a cerca de 25 milhões de anos de nós    e se espalha por cerca de 78.000 anos luz de universo (diâmetro linear).  Se percebe claramente a influência dos outros membros do Tripleto na forma distorcida de Ngc 3628. Ela é classificada como uma espiral barrada peculiar.  Isso por si só garante a entrada no catálogo Arp de Galáxias Peculiares. É Arp 317. Seu catálogo visava caracterizar uma larga amostragem de estranhos objetos que saem da tradicional classificação de Hubble e ajudar a entender como galáxias evoluem. No mesmo campo (mas não nestas fotos) habitam 2 quasares. E com isto Arp a utiliza como um exemplo para sustentar sua louca teoria de desvios para o vermelho intrínsecos. Hoje em dia parece ser língua morta. Mas as viagens de Arp são divertidas e seu livro “Universo Vermelho” é muito original. Mesmo sendo uma tremenda bobagem.
               O gás em Ngc 3628 caminha em uma direção e as estrelas em outra. Hoje é aceito que isso seja fruto de sua interação com as outras galáxias do tripleto. Bem como sua furiosa produção estelar. Suas imagens em raio X demonstram muitas características interessantes e originais. Uma galáxia muito dinâmica.

                Localizar Ngc 3628 é fácil. Ache os outros membros do tripleto acima do pernil traseiro do Leão e você estará lá. Ver já é outra história...

                O Fantasma de Hamlet é um objetivo digno de nota. E ainda garante que você visite o charmoso e oferecido par formado por M 66 e M 65.
Bom programa...

Nenhum comentário:

Postar um comentário