Translate

sábado, 20 de abril de 2019

Ngc 6334: A Pegada do Gato




          


         Ngc 6334 tornou-se um popular alvo para os amadores nos anos mais recentes. Possui vários nomes sendo o mais popular e assim conhecida, pelas bandas de Sucupira, como a “Nebulosa Pata do Gato. Mas vista por outros olhos e em outras bandas é também chamada de Nebulosa da Garra do Urso (Bear´s Claw Nebula). Eu gosto de chamá-la de “A Pegada do Gato”. Definitivamente ela me parece mais com a trilha de um felino deixada em meio a via láctea do que com uma pata propriamente dita. E é claro que vamos seguir este rastro na caçada deste belo DSO. 
    Quando falo que Ngc 6334 se tornou um alvo popular recentemente é porque trata-se de um alvo mais de caráter fotográfico do que visual propriamente dito. E como apenas recentemente a astrofotografia tornou-se realmente mais popular e accessível esta interessante e charmosa nebulosa passou a ser mais conhecida e visitada. 
  
       Foi descoberta e catalogada por John Herschel 7 de junho de 1837. John Herschel formou, juntamente com  Lacaille e Dunlop a divina trindade dos céus austrais. E cabe a ele o posto de “Espirito Santo” já que descobriu quase tudo que anda, caminha e brilha (ou nem brilha ‘’tanto) abaixo do equador.  Deixando assim o cargo de Pai para Lacaille e o do Filho para Dunlop....  
     Visualmente é um alvo discreto e que demanda céus bem escuros. E como cobre uma área quase equivalente a lua cheia não é adequada a grandes ampliações. Eu a percebo melhor com meu 15X70 que com 46X no Newton.  Preciso experimentar o alvo utilizando minha Ocular de 40 mm. Com 30x de aumento é possível que eu chegue ao “soft spot”.
    Observando de céus suburbanos claros ela é quase imperceptível. A foto abaixo simula o efeito. É fruto de uma única exposição de 45 segundos e foi tratada “às avessas”. Em vez de ter seu contraste e brilho aumentados estes foram reduzidos até o limite do visível. É exatamente aí que vai habitar a nebulosa visualmente em céus Bortle 6 ou 7.
Sob Bortle 6. As quatro estrelas no canto esquerdo são um bom guia até a Nebulosa... 

              Em céus mais escuros você pode ter uma visão semelhante a esta outra foto. Bem... debaixo de céus bem escuros mesmos. Como disse o alvo tem um caráter mais fotográfico que visual...   
                                  

             A Pegada do Gato é um dos mais ativos berçários estelares da Via Láctea e são estas estrelas jovens e extremamente maciças que fazem a pegada apresentar seu característico brilho avermelhado. São estrelas, em média, 10 vezes mais maciças que o sol e extremamente jovens, tendo se formado há poucos milhões de anos. Ngc 6334 pode conter dezenas de milhares de estrelas, com muitas delas ainda ocultas no casulo da nebulosa. E possui suprimento muitas mais. Sua massa é equivalente a cerca de 200.000 sóis.
3 drizzle

         Sarah Willis do Harvard-Smithsonian Center for Astrophysics e da Faculdade Estadual de Iowa apresentou um paper no encontro da Sociedade Astronômica Americana de 2013 onde nos diz que Ngc 6334 está passando por um “baby boom” e apresentando uma elevada taxa de nascimentos estelares. A Nebulosa está produzindo estrelas mais rapidamente que a mais famosa “Nebulosa de Orion”. Isto a faz um dos mais prolíficos berçários da Via Láctea.  A nebulosa possui cerca de 2000 estrelas muito jovens ainda envoltas em seus discos protoplanetários. A maioria destas estrelas se forma em aglomerados. Isto sugere que em alguns milhões de anos a Pegada do Gato possa se parecer com um múltiplas Plêiades, cada uma contendo milhares de estrelas. Mas não se anime sequer com a possibilidade de imortalidade... A nebulosa está a mais de 10 vezes a distância (5.500 anos luz) do famoso aglomerado e a região é extremamente obscurecida por poeira e apresenta alta extinção.
                

                Localizar Ngc 6334 não é difícil. Bem em cima da cauda do Escorpião o ferrão deste parece apontar para a área. Com um bom mapa e algum dever de casa você chega lá facilmente.
          Como alvo fotográfico por excelência devo divagar um pouco sobre as imagens aqui apresentadas. Todas são resultado de diferentes tratamentos em diversos softwares. Todas são fruto da mesma sessão de captura. Forma obtidas 20 fotos com 45 segundos de exposição em Isso 1600. foi utilizada uma Canon T3 e uma Lente Asahi Pentax serie F de 300 mm e uma abertura de f 4.5.  As imagens foram realizadas em Búzios (Bortle 6) em noite de Lua nova.
                As imagens apresentadas são resultado de empilhamentos no Deep Sky Stacker com e sem o uso da ferramenta de drizzle (http://deepskystacker.free.fr/english/technical.htm#Drizzle )  (há fotos sem, com 2 e com 3 drizzle). Posteriormente as fotos foram esticadas no PixInsight 1.8. Um dado curioso e que pode ajudar os astro fotógrafos é que como a Nebulosa emite muito no vermelho ao se decompor a imagem em canais RGB o canal R se torna uma eficiente máscara para todo o processamento a seguir.

20 X 45 seg ISO 1600 + 20 dark frames . DSS+PixInsight+ Photoshop. Repare na "ponta" da Nebulosa Guerra e Paz (Ngc 6337) no canto inferior esquerdo.  Sem Drizzle.

                A Pegada do Gato foi um belo presente em uma noite que fora toda dedicada a capturar galáxias em Virgem. Já no fim da noite e com um resto de bateria consegui uma bela captura. Gostaria de ter feito mais exposições. Creio que seria possível reduzir em muito o ruído. E Provavelmente melhorar o enquadramento para capturar a "Nebulosa Guerra e Paz" no mesmo campo. Esta se apresenta “batendo na trave “no canto" esquerdo embaixo da foto mais aberta...   Ambas são certamente um alvo mais propicio a um ataque com uma lente 300 mm do que utilizando o Newton (meu telescópio 150 mm f8).

Nenhum comentário:

Postar um comentário