Translate

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Focando uma Buscadora.

     
      
      
       Buscadoras são fundamentais para uma boa sessão de observação. 
     São ,na verdade, pequenas lunetas. Atualmente muitas vezes mais poderosas que os instrumentos usados por muitos dos pioneiros da astronomia. Sendo equipamentos muito simples não parecem poder apresentar nenhum tipo de problema.
         Eu possuo algumas.
      Uma delas usei pouquíssimas vezes. Uma 6X30 mm. Esta veio junto com meu Refletor, o Newton. Como já possuía uma 10x50 mm substitui e a guardei em um canto. Usei algumas poucas vezes. Sempre como uma luneta em carreira solo.
         O tempo se passou e ao avista-la resolvi brincar com a mesma. Queria comparar as duas e ver qual o campo que cada uma cobria. As paredes “anos 50” de meu prédio são ótimas para essas coisas. E só contar quantos “tijolos” cabem em cada campo. Aí percebi que a minha “pequena abandonada” se encontrava completamente fora de foco. Eu sabia que isto poderia um dia acontecer.

         Agora é só focar. Afinal algo tão simples. Parece uma das Lunetas que o Lacaille usava.
         Foi aí que a porca torceu o rabo.
Eu sabia onde era o “anel de foco”. Mas este não se movia.
Rapidamente estava com a buscadora toda desmontada.
È um péssimo habito que eu tenho.
 Quando algo não funciona eu vou lá e desmonto para ver se entendo como é que aquilo funciona. Em geral dá certo.


Às vezes não dá para montar de novo. Mas buscadora são uma coisa bem simples e assim rapidamente descobri como se focaliza uma.

 Ou pelo menos um jeito de fazê-lo.

    1-     Primeiro certifique-se que a ocular (a parte de trás, por onde você olha...) esta totalmente atarraxada. Qualquer folga pode causar o desfoque. Você pode ajustar o foco rosqueando e/ou desenrosqueando a "ocular" . Confie em mim, este não é o jeito certo....





    2-     Agora coloque o anel de foco (supondo que você, assim como eu ,já desmontou a buscadora inteira...) e se certifique que a rosca esta para o lado certo. O lado certo é o que permite que ele percorra toda a rosca do tubo ótico. Olhe a foto e pense que não tem como errar... O lado com a rosca do          anel de foco deve ficar “para cima”.



    3-     Agora comece a atarraxar a “lente” (a parte da frente da bagaça, que inclui a lente e um “dew shield” ou para-sol.) Atarraxe um pouco e olhe pela “ocular” para ver se “deu” foco.









4-     Não deu? Gire mais um pouco e olhe de novo.













   5-     Conseguiu o foco?  Se sim vá para 6. Senão retorne para 4.  












     6-     Gire o anel de foco até travar o conjunto e voilá.












Utilizando uma luneta ainda mais modesta  que a 6X30 mm que vimos neste tutorial o Abbe Lacaille criou diversas constelações, desmembrou uma e ainda escreveu  um catalogo de nebulosas com 42 entradas com diversas entradas originais... 

E elas são muito praticas para fazer fotos por método afocal... Funcionam como uma tele para essas cameretas “tipo saboneteira”. Tudo bem que as fotos saem de cabeça para baixo.   Nada que o Photo Shop não resolva... E um excelente jeito de se fazer composições "artísticas".

Janela Indiscreta , O Hotel Marina já aceso e o Vidigal...
Casio EX 100 e Buscadora 6x30...


Na 10x50 mm o anel de foco é mais evidente. Mas o processo é rigorosamente o mesmo...
10x50 mm 


3 comentários:

  1. Excelente explicação, também pelo vínculo com a história do Lacaille.

    ResponderExcluir
  2. Ola Nuncius tudo bom! Li e reli suas explicações sobre a buscadora, tenho um cassegrain 150mm e tá dificil comprar uma buscadora aqui no nosso mercado, eu tinha newtoniano 200mm e era equipado com uma buscadora 6x30 da meade era bem boa acromática e tal, como já uso óculos, necessito de uma certa ampliação para buscar objetos mais difusos, pensei em fazer uma buscadora usando um pequeno refrator desses que se encontra no mercado livre ( o preço é bem próximo de uma buscadora meade 6x30) o que você acha dessa ideia e qual ocular seria ideal para completar o conjunto? abs. honorio sergio

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-552722808-telescopio-luneta-100-x-com-tripe-grande-nota-fiscal-_JM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que você nunca vai obter o mesmo campo que com uma buscadora. De qualquer forma use a maior ocular que puder obter. Existem oculares com campo muito grandes mas costumam ser muito caras ( ethos e etc...). Mas creio que no mínimo uma 30 ou 35 mm poderia quebrar o galho.

      Excluir