Translate

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Galaxias em Pegasus- The Deer Lick Group


A primavera vem por aí. E durante este período abundam pelos céus pequenos buquês de galáxias. Alguns mais conhecidos e outros menos.

Vou apresentar um grupo menos famoso e nem por isso menos desafiador.

The Deer Lick Group, como é chamado por nossos amigos anglo fonéticos não deve ter seu nome traduzido.

Seu maior expoente,  por si só uma boa razão para caçar este delicado grupo de Galáxias situadas em Pegasus, o cavalo alado, é Ngc 7331.

Esta bela galáxia recorda em muito a mais famosa Galáxia do Sombrero, M104. Em céus muito escuros ela é um senhor desafio para binóculos de 50 mm.

O Deer Lick Group é um desafio para mais abertura. É um grande desafio para telescópios de 150 a 200 mm.

Ngc 7331 poderá revelar alguma textura e uma faixa preta que faz seu halo parecer descentralizado. Com 120 x de aumento você talvez perceba indícios de seus braços espirais que se revelam claramente em fotografias.

Para localizar o grupo ache Eta Pegasus ,a noroeste de Sheta ( Beta Pegasus), Daí um campo binocular em direção Norte- Nordeste e você esta bem perto. Paciência.

Os outros membros do grupo são mais discretos e um grande desafio. Visão periférica, controle da respiração e todos os truques que você conhece.

Ngc 7335, 7336, 7337 e 7340 são como as moscas que habitam o veado do nome (deer).

Pequenas galáxias não necessariamente relacionadas gravitacionalmente. Na verdade elas se encontram a distancias muito diferentes umas das outras.

Ngc 7338 é uma estrela dupla relacionada ao grupo que também se encontra no campo.

Ngc 7331 não é uma solitária. Ela é relacionada gravitacionalmente com Ngc 7320. Esta situada a 5´ sudoeste e a contrario de sua madrinha não faz parte do chamado Deer Lick Group. Ela se encontra associada a um buque mais famoso. O Quinteto de Stephan.

Este um desafio para possuidores de telescópio maiores.



Pesquisando a região no New general Catalog você vai encontrar diversas outras galáxia nesta região que pode ser comparada a um belo campo de flores primaveril.

Nada mau ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário