Translate

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Cometa C / 2012 S1 ( ISON)- Será que é desta vez?

   Ikeya-Seki (1965)- O mais brilhante do Seculo e quiçá em milenios
(Mag. -10)


Eu comecei a observar o céu de uma forma mais obsessiva quando descobri um catalogo elaborado por um caçador de cometas. Desta forma sempre que um cometa se apresenta eu tento avista-lo. Quando me dizem que este vai ser o cometa mais brilhante de todos eu fico doido. Talvez mais brilhante que o Ikeya. Como cantam por aí: Tomara meu deus tomara...
O cometa C/2012 (ISON) irá se encontrar em seu periélio em exatamente 1 ano (escrevo estas linha no dia 28 de novembro de 2012) e se anuncia como o cometa mais brilhante visto por algum ente vivente.
Ele foi descoberto pelos astrônomos russos Vitali  Nevsky e Airton Novichonok com imagens obtidas  em 21 de setembro de 2012. Eles usavam o telescópio de 400 mm  do Observatório Kislovodsk , o qual faz parte da “ Russias International Scientific Optical Network.”  ISON..
Cometas já fizeram de bobos astrônomos de muito mais experiência que eu. Mas o astrônomo é antes de qualquer coisa um forte. E como um bom conquistador do inútil a esperança é o que nos move.
Desta forma vamos ao que importa. Como serão as condições de observação do que pode vir a ser o maior espetáculo da terra em 2013.
Nunca é suficiente lembrar que é perigoso olhar objetos muito próximos ao sol. Use de prudência. Como dizem os americanos:“at your own risk”...

Como já diz o nome o periélio é o momento que o cometa se encontra mais perto do sol Assim sendo o cometa vai estar a menos de 2º do sol. Cuidado para não ficar cego. Mas ele provavelmente dará um show no amanhecer. Seu horizonte leste tem que ser limpo. No Rio eu recomendo estar na Pedra do Arpoador. Brilhando (segundo o Stellarium) com impressionantes -6.37 ele vai ser visível e espetacular mesmo com o sol atrapalhando. Ele estará extinto para -2.8. Ou seja, visível mesmo de dia. E sua cauda vai ser uma coisa de doido...
Amanhecer de 28 de Novembro 2013

Mas meu plano de voo começa bem antes disso.

20 Outubro de 2013

Um pouco mais de um mês antes disso, no dia 20 de outubro, ele vai se encontrar do lado de marte no horizonte leste. E estará brilhando com 8ª Magnitude bem perto de marte. Fácil alvo Binocular.
04  Novembro de 2013

No dia 04 de novembro de 2013 ele cruza a barreira da visibilidade a olho nu em ambientes escuros. Estará cruzando o reino das Galáxias entre Leão e Virgem e brilhando com Magnitude 5.9.
Agora as coisas começam a acontecer bem rápido. Ele vai pular uma magnitude a cada três dias ou menos.
18 de novembro 2013

No dia 18 de Novembro ele se encontrará ao lado de Spica (Alpha Virgo) e Brilhando com 2.8 de Magnitude.

E este é meu esboço de observação.  Baixe os elementos orbitais do ISON no Stellarium ou no CdC e fique , assim como eu,tentando descobrir qual será o melhor momento par ver o show...
Grosso modo em outubro e novembro ou eu só vou dormir quando amanhecer ou eu vou ter de acordar por volta das 04h00min AM.
Depois do Periélio...

Depois do periélio a posição vai ficar ruim especialmente aqui das terras austrais. Embora sua cauda enorme provavelmente ainda possa fazer o show. Ele vai estar se pondo antes do sol e você deve aí ir buscar um horizonte oeste liberado. Cuidado com o sol.
Aguardando ansioso...
P.S- 25 de agosto 2013 . Tudo indica que o espetáculo será bem mais modesto do que o previsto...

6 comentários:

  1. Sempre é bom lembrar que um cometa tem um brilho difuso (distribuido em toda sua área)de forma que a magnitude visível a olho nu deve ser mais baixa que a usada para estrelas . Um cometa de magnitude 5,9 não será visível sem instrumentos mesmo de um local relativamente escuro. Mas vamos torçer pra ele dar um show a parte , faz tempo que não temos isso, e ajudaria a despertar novos futuros talentos astronômicos !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há controvérsias. Já vi M 33 a olho nu. Mas de um local realmente muito escuro. E com os olhos já extremamente adaptados. Magnitude 5.72. Não achei o brilho de superficie previsto para o ISON.

      E há registros de pervertidos que já viram M 81 a olho nú. Seria o objeto mais distante visivel para olhos bem treinados...

      Excluir
  2. Vocês tem acompanhado a cobertura que o Professor James McCanney tem dado à esse cometa? Na sua passagem por Marte, ele espera que esse cometa vai ser muito mais importante do que um simples cometa brilhante. Há a possibilidade de ocorrer inclusive terraformação nesse planeta da noite para o dia. Mantenha-se atento...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Professor James Mccanney é uma fraude. Desenvolve teorias absurdas e já foi desmascarado algumas vezes. Uma de sua teses favoritas é que cometas são " faxineiro do vacuo" . E acabam recolhando matéria suficiente para se tornarem planetas.

      Curiosamente ele diz que o cometa vai causar uma mudança global e que tudo que vc precisa para sobreviver aos disturbios que acontecerão pode ser comprado de seu site. ele oferece filtros de ceramica a 299 dolares...

      visite:

      http://www.2012hoax.org/james-mccanney

      Excluir
    2. Melhor ainda é o Phil Plait do Bad astronomy "apresentando" o doido...

      http://www.badastronomy.com/bad/misc/mccanney/index.html

      Excluir
  3. Faz tempo já. E o Mccaney nunca mais falou em terra formação .kkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir