Translate

segunda-feira, 30 de abril de 2012

NGC 4038 e 4039 - As Antenas


           
              
               As duas galáxias que o Nuncius Australis vai apresentar hoje formam um dos pares galácticos mais famosos dos céus. NGC 4038 e 4039 formam juntas, “As Antenas”. Ou ainda Arp 244 a e b no “Atlas de Galáxias Peculiares” de Halton Arp.   
            Aqui nós encontramos duas galáxias em um mortal cabo de guerra. Cada uma delas sendo destroçada pela gravidade da outra.
 Isto leva à uma paisagem complexa de berçários estelares, com sua característica cor avermelhadas, devido ao hidrogênio ionizado (H II). E nuvens azuis de estrelas recentemente energizadas.
            Com o passar do tempo o momentum vai fazer com que uma galáxia escape da outra só para novamente serem atraídas até que finalmente, em futuro distante, se tornem uma só.
            Corvus é uma constelação que serve de guia para algumas de minhas galáxias favoritas. Apesar de não possuir nenhuma estrela acima de mag. 2.6 seu formato trapezoidal em uma região pobre em estrelas do céu outonal a faz saltar aos olhos.
            Nós podemos usar duas das estrelas no corpo do Corvo para nos guiar até o nosso objetivo. Trace uma linha ligando Algorab (Delta Corvi) até Gienah (Gamma Corvi) e continue igual distancia para sudoeste. Aproximadamente no meio desta linha você vai passar por um triangulo de estrelas de 7ª mag. Continue mais um pouco e As Antenas estarão ladeadas por duas estrelas de 9ª mag.
            Em um primeiro momento é possível que você perceba apenas um pequeno esfumaçamento, como é normal em galáxias. Mas relaxe e aprecie... Rapidamente você vai notar o característico formato de um camarão.
            Em céus mais escuros você poderá até perceber alguns detalhes nesta estrutura. Com muita atenção você irá perceber regiões apresentando uma leve granulosidade. Não se trata de ilusão de ótica. É resultado do processo de integração das duas galáxias. São áreas de intensa formação estelar.
            O processo que vai se arrastar por bilhões de anos leva o par  possuir vários nomes. As Antenas são fruto de longas exposições fotográficas. Outro nome é Galáxia do Rabo de Rato.
            Sua aparência por telescópios de médio porte (acima de 150 mm) me lembra de um girino...
            Elas foram descobertas por William Herschel (sempre ele...). Em 1785.
            Para constar: A magnitude visual do par é 10,5. E seu brilho de superfície é 13.3 (Ngc 4038).

3 comentários:

  1. Maravilhosa descrição, meu amigo.

    ResponderExcluir
  2. The possible torquing of the gases in both these gases could cause an increased accretion onto the central SMBHs, possibly resulting in a dual active galaxy! Amazing stuff. Great post, thanks.

    ResponderExcluir
  3. Grato pela ajuda da localização dessas belíssimas galáxias!
    E tenho uma sugestão pra você,já conseguiu observar a M51?a galáxia do redemoinho em cães de caça que são bem parecidas com as antenas,se conseguir você poderia postar algo para nós.

    ResponderExcluir