Translate

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Observando Mercúrio

O Nuncius Australis vai iniciar uma série de artigos voltados para a observação planetária. O nosso primeiro planeta visitado não poderia deixar de ser Mercúrio. O plantea mais interno do sistema solar.
Mercúrio é o menor e mais interno planeta do Sistema Solar, orbitando o Sol a cada 87,969 dias terrestres. Sua órbita tem a maior excentricidade e seu eixo apresenta a menor inclinação em relação ao plano da órbita dentre todos os planetas do Sistema Solar.


Caracteristicas Fisicas:

Diâmetro equatorial 4 879,4 km


0,3829 Terras

Achatamento 0 

Área da superfície 7,48 × 107 km²

0,147 Terras                                                                                               Foto : Messenger / NASA.

Volume 6,083 × 1010 km³

0,056 Terras

Massa 3,3022 × 1023 kg

0,055 Terras

Densidade média 5,43 g/cm³

Gravidade superficial 3,7 m/s²

0,38 g 

Velocidade de escape 4,25 km/s

Período de rotação 58,646 dias

1407,5 horas 

Inclinação axial 0,01°

Albedo 0,10-0,12

Temperatura no equador min: -173 °C

med: 67 °C

max: 427 °C

Observando Mercúrio:
Mercúrio é um objeto bem elusivo. Se move muito rapidamente. E muito perto do Sol assim sendo ele só é visivel ao entardecer no horizonte oeste por uma ou duas semans a cada quatro meses. E visível ao amanhecer ( no horizonte leste) aproximadamente cerca de seis semanas após estas datas. São os momentos que este se encontra mais a Leste ou a Oeste do sol ( respectivamente). Assim mesmo só será visivel por cerca de uma hora antes do sol se por ou nascer.
Em maio ele será visivel ao redor do dia 5 ( O MELHOR) antes do amanhecer.Mercurio é um objeto simpatico aos observadores austrais e é melhor avistado do hemisfério sul. Pelo menos por alguns seculos. Isto porque o melhor momento para se observar netunoacontece quando ele se encontra em sua maior elongação leste proxima a seu afélio. o que pode eleva-lo até cinco graus do horizionte. E em razão da orientação de sua orbita isto acontece  nossa primavera (no hemisfério sul) quando  a ecliptica esta mais alta para nós que para o norte. 
Ao amanhecer ou seja na elongação oeste isto não acontece. E assim será por alguns séculos.

Mercúrio ao Telescópio: Nos seus melhores momentos pequenos telescópio ( 70 mm) com sua maxima magnificação serão capazes de mostrar um pequeno (=~7´´) meio disco. Assim como Venus Mercurio apresenta fases. Mas ele mais facilmente avistado quando se encontra como um meio disco. Pois nos outros momentos estará muito proximo ao sol.  Mesmo em Telescopios maiores ele não revelará detalhes de sua superfície.

Nenhum comentário:

Postar um comentário