Translate

terça-feira, 19 de abril de 2011

Log e reflexões em 19/04/2011

O Nuncius acordou hoje pensando no futuro.
 Amanhã parto para Visconde de Maua. Céu escuro apesar de uma lua bem presente.
Retorno e no próximo fim de semana estarei em Búzios . Meu bom e velho subúrbio.
 E na outra semana um programa sensacional. travessia da Ilha Grande. Na verdade apenas do lado Oceânico. Céu escuro mesmo.
Estou torcendo por um outono seco e ensolarado.
É também tempo de tirar a poeira de vários equipamentos que estão de molho a algum tempo.
No passeio a Maua vou tirar da gaveta meu bom e velho refrator de 70mm . O carro vai cheio  e a estrada é de terra . Vai ser divertido mostrar as crianças Saturno e alguns DSO mais claros. Afinal é um passeio com a família . Vai mulher , filha , cunhada e marido. Mais duas sobrinhas . Uma bela pousada no Vale de Santa Clara e se observar algo será lucro.
O outro fim de semana será mais sério . Encontro marcado com Coma -Virgem. E o Newton vai fazer sua aparição.
E finalmente durante a travessia só poderei contar com meu Binóculo . Afinal terei que carregar todo meu mundo em uma mochila. Mas acredito que ele será capaz de revelar muito do céu austral devido a absoluta escuridão ao longo da Travessia. Não sei ainda se o 10x50mm ou o 20x50mm. Estou mais inclinado a levar o segundo.

Após tanto pensar nisto, olhei pela janela, e enquanto minha mulher pensava o que fazer para redecorar a sala , peguei o velho 10x50 e fiz uma rápida sessão contra o poluído céu do Rio de Janeiro.

NGC 4755- Sempre sobrevive tanto a lua como a PL. Mas se mostrou tímida e não resolvi nenhuma estrela.
Omega Centauro- Outro que é quase a prova de bala. Estava lá mesmo com a lua próxima e tudo mais. Um alvo urbano com certeza.

NGC 2516 - Baixo no horizonte se fez discreta.

Fazendo um rápido tour pela "falsa cruz" registrei em rápida sucessão IC 2391 e ainda mais discreto  NGC2669. Em outro scan NGC 3766 faz as honras.  A noite é fraca e a transparência não me inspira. Mas é melhor um pouco de céu que nenhum céu. E observar de binóculos é um prazer diferente que a muito não sentia.

E como diz meu querido Phill Harrigton ; 
- Melhor dois olhos que um!   

Nenhum comentário:

Postar um comentário