Translate

domingo, 17 de abril de 2011

Cometa Elenim - Ultimas Noticias

                                         Foto Giovanni Sostero & Ernesto Guido
Ainda é cedo para afirmar, mas registros fotográficos demonstram que a euforia causada pelo cometa Elenim talvez tenha sido um pouco exagerada. Provavelmente este será visível por binóculos, mas dificilmente romperá o limite de objeto visível a olho nu. Isto poderá acontecer por volta de 10 de setembro quando este atinge o periélio.


Diversos observadores que vem acompanhando o cometa o tem achado bastante elusivo. Avistamentos visuais tem sido raros e de difícil confirmação.

Observações com câmera ccd indicam uma magnitude por volta de 16. Abaixo do esperado. O previsto seria algo em volta de 15.3 e 14.9.

A magnitude de seis seria de se esperar, caso o cometa sobreviva à passagem do periélio, fará deste um belo objeto binocular.

Ele passará a apenas 72 milhões de Km do Sol (0,48 UA).

Os absurdos ditos a respeito do cometa podem ser ignorados. Ele não apresenta risco nenhum. Esta bobagem parece ter se iniciado com Post de uma blogueira desequilibrada de nome Laura Knight Jadczyk nos meados de janeiro.

Aguardando novidades...

Atualização 6 de setembro 2011

O nucleo do cometa Elenim se partiu em dois e sua magnitude vem caindo . É muito provavel que não sobreviva a sua passagem pelo sol. O grande acontecimento se revelou um cometa menor. E os apocalipticos tem que arrumar algo novo. kkkkkkkkkkkkkkk

Mais em :
http://www.skyandtelescope.com/community/skyblog/observingblog/128708798.html

10 comentários:

  1. a magnitude esperada seria de 3,5 no ponto mais proximo da terra, de qual sera a magnitude atualmente esperada no ponto mais proximo da terra?

    ResponderExcluir
  2. Ele não apresenta risco nenhum? Com qual certeza vc confirma isto? Há duas coisas infinitas: o universo e a tolice dos homens. Olhe o site da nasa.

    ResponderExcluir
  3. Realmente. A estupidez humana não tem limites.

    falo Com a mesma certeza que se calcula uma orbita.

    Procure no Blog .
    Existe uma matéria sobre um cara chamado Kepler... Lá também apresntamos a impossibilidade de um planeta ter a orbita como a de Nibiru...


    Quanto a pergunta pertinente do outro amigo a magnitude prevista é algo como 6.00 e 6.5.

    ResponderExcluir
  4. Não serão publicados comentarios associando o cometa Elenim ao fim do mundo e baboseiras afins.
    É favor nem fazê-los.
    O Cometa elenim é apenas um cometa e será um espetaculo visivel com o auxilio de binoculos. Isto é tudo.

    ResponderExcluir
  5. Hoje, 7 de agosto, às 19:30, abaixo de Saturno e na direção Oeste com auxílio de binóculo, observei um objeto com luz difusa fraca e por vezes mais forte. Será o Elenim?

    Paulo Roberto

    ResponderExcluir
  6. O Elenim não se encontra próximo a Saturno. Apesar de não ter visitado o site hoje ele esta proximo a Leão. E creio que ainda muito tenue para ser percebido com bino.

    ResponderExcluir
  7. Agradeço a resposta e a consideração.
    É que utilizei a sugestão de localização do elenim exatamente como indica http://apollo11.com. Caso seja necessário mais algum esclarecimento gostaria de recebê-lo.

    Paulo Roberto.

    ResponderExcluir
  8. O Elenim esta "abaixo" de saturno . Póximo a leão. Mas não esta ao alcance de binoculos . O Cartes du Ciel possui ele no default.

    ResponderExcluir
  9. Muito se falam do cometa elenim. Qual é a rota ou melhor a órbita já conhecida dele e há alguma relação desse cometa com as pertubações das órbitas dos planetas neturno e urano?

    ResponderExcluir
  10. A o´rbita do Elenim já esta estabelecida .

    Ele é muito pequeno e se encontra muito distante para perturbar a orbita tanto de netuno como de Urano. Ou de qualquer planeta ...

    ResponderExcluir