Translate

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Sky Master

  O Nuncius ganhou de sua esposa e de sua filha um novo brinquedo. Um iPod touch. O novo lançamento da Apple é um misto de diversos aparelhos eletronicos. Algo como um Kindle, Smart Phone e Palm Top. Mas vamos ao que interessa. 
  Sempre achei o Lap-Top um pouco grande para utilizar em campo. Por outro lado sempre gostei de ter um programa planetário por perto. É aí que o Sky Master se encaixa.
  O Sky Master é um programa disponibilizado para uso com o iPod. Pode ser adquirido junto a i Tunes store pela exorbitante quantia de 0,99 cents. 
  Apresenta todos os recursos que voce pode esperar de um programa planetário.  Vai apresentar o céu em qualquer locação do mundo em tempo real. Possui o catalogo Messier em seu banco de dados.Porém é pouco completo em relação ao céu profundo. Apresenta controle de brilho , o que o faz muito útil para preservar sua visão noturna. Apresenta tela vermelha ao toque da tela . Na realidade a intensidade do ecrã só se faz presente em ambientes escuros.
Embora menos poderoso que seu irmãos maiores , como Cartes du Ciel ou Stellarium, o pequeno programa contido em 19,4 MB. apresenta estrelas até 6a mag. e permite um bom auxilio junto a ocular e a buscadora.
  Apresenta as constelações , bem como o nome das estrelas principais.
  O tamanho da tela é pequeno porém permite acompanhar bem os pulos do telescópio e o programa se revela muito útil especialmente quando se observa em locais de difícil acesso. Na verdade fez um bom par com meu telescópio quando saindo em caminhadas.
  Quase de graça o Sky Master e o i Pod ( este nada de graça) se revelam úteis ferramentas para a astronomia.
  Quase esquecendo. O i Pod vem com GPS . O céu que você vê é o cêu mesmo.Precisão...




Nenhum comentário:

Postar um comentário