Translate

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

A Trilha Planetária


O Sentier Planétaire é uma trilha bastante diferente. É ao mesmo tempo um itinerário de caminhada, uma representação do sistema solar em escala e um a ferramenta pedagógica. Ainda, um planetário a céu aberto e cercado pela natureza.


Valberg é uma pequena vila escondida nas montanhas dos Alpes da Provence, na França. É considerada como a porta de entrada do Parque do Mercantour. Uma das maiores biodiversidades da Europa e também um dos céus mais escuros do continente.

O Nuncius Australis foi à busca de ski, céu escuro e ganhou de bônus um passeio pelo sistema solar bastante diferente.

A pouco mais de uma hora de Nice (de ônibus) fica Valberg. Uma pequena vila agradabilíssima  e com um povo muito simpatico. Bons restaurantes e um dominio esquiavel enorme. Logo a lado fica Beuil que se une a esta e em anos especiais é também uma area de ski. A estrada que leva até lá sobe costeando o Rio Var e é uma experiencia bem radical. Um canion com parede verticais e uma estrada de mão dupla das mais estreitas.

O tal Sentier Planétaire é uma representação em escala do sistema solar. 1 metro para cada milhão de kilometros. Isto implica em uma trilha que pode ser percorrida a pé no verão ou de raquetes no inverno (Ou a pé caso um inverno muito seco...).

É uma experiência inesquecível. Partindo-se da vila siga em rumo aos planetas representados por diversas expressões artísticas. Existe um guia GPSmultimídia disponível no “Office du Turisme”. O caminho é balizado.
O percurso apresenta diversas possibilidades.

Um é o chamado percurso telúrico e consiste em visitar o sistema solar até Marte. Se faz este passeio em cerca de 1hora.
Mercurio
Outro pacote é ir até Júpiter. O percurso azul (itinéraire bleu) o leva até Lac du Senateur e dura cerca de 3 horas.

E o passeio completo vai até Netuno. Plutão já tinha sido rebaixado quando criaram o passeio... Descubra todos os planetas terrestres mais os gigantes gasosos e diversos outros temas astronômicos. Este uma empreitada para um dia inteiro e vai demonstrar ao caminhante de forma clara a Lei de Titus – Bode. Netuno é longe... ¨
Netuno

Um belíssimo passeio é mais uma mostra de algo que o Nuncius Australis tenta sempre lembrar por aqui. Mostrar que ciência é algo que se ensina de uma forma leve e interessante. É só querer...

E depois desta longa e " exaustiva" caminhada você pode relaxar vendo o céu  do Mercantour ao entardecer sentado no " Schuss" bebendo um bom vinho nacional (ou o "chop" da casa, sempre gelado) . Este é o mais simpático bar de Valberg. Bem ao pé das pistas e trilhas deste refugio alpino...

3 comentários:

  1. Muito interessante esse passeio, bem criativo. Parabéns pelo post Nuncius, textos como esse ajudam a enriquecer a cultura no nosso país.

    ResponderExcluir
  2. Olá! Bacana suas observações!passeio show! Parabéns! O Vanguard é um bom binóculos né? Por favor Onde posso compra- lo com segurança? Obrigado!

    ResponderExcluir
  3. O Vanguard é um Binoculo Honesto. Exitem diversos sites que o vendem. De uma olhada no Mercado Livre e antes de realizar o pedido pesquise o vendedor no site " Reclame Aqui".

    Veja estes posts antes de comprar um binoculo;

    http://nunciusaustralis.blogspot.com.br/2012/02/vanguard-10x50.html

    http://nunciusaustralis.blogspot.com.br/2010/08/binoculo-super-zenith-20x50mm.html

    http://nunciusaustralis.blogspot.com.br/2012/09/celestron-skymaster15x70-e-o-paradoxo.html

    http://nunciusaustralis.blogspot.com.br/2010/05/teste-e-astrolog-binoculo-sumax-10x50mm.html

    http://nunciusaustralis.blogspot.com.br/2009/06/binoculos-e-astronomia.html

    ResponderExcluir