Translate

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Astrolog 19 de dezembro de 2010

Astrolog 19 e 20 /12/2010


Armação dos Buzios

Seeing:4

Transp. 3

Refletor Newtoniano 150mm Oculares: Super Plossl 10 , 17 e 20 mm + Barlow 2x

NGC 20 70 – Nebulosa da Tarântula. Mag. 8,3. Um dos objetos Lacaille mais difíceis de achar. Um bom exercício. Partindo de Canopus localize Beta Dourado. Centralize esta na buscadora. Pela buscadora navegue até Theta e daí para Épsilon. Continue olhando a buscadora e se dirija para oeste. Você vai perceber a nebulosa na buscadora (9x 50 mm).

Comecei observando com a 20 mm wide Field. A nebulosa claramente visível com “averted” vision. (olhando de rabo de olho). Mostra alguma estrutura e centro claramente estelar. Muitas estrelas no campo. A tal “maior estrela do universo" habita a região. Partimos para 120x. Ela mostra ainda mais estrutura. A 240x ela se mostra claramente. Percebo o porquê do nome. Muitos Loops com “averted”. Apesar da Lua cheia este DSO se mantém como um dos maiores espetáculos do céu Austral... Na verdade acho esta visão mais gratificante que M42 que visitei ontem.

NGC 2362 Tau canis cluster - Mag. 4.10- Dezenas de estrelas organizadas como um cata vento ao redor de Tau canis. Foi uma pedra no sapato do Nuncius durante mais de um ano. Teoricamente um alvo fácil. É realmente espetacular. Contei cerca de 30 estrelas a 240x. Bem pequenino. Não distingui pela buscadora. Tau ofusca as demais. Suporta boa magnificação. Achei-o escaneando a área com 60x. É um belo aglomerado. A área é rica em estrelas o que dificulta localizá-lo.

M41 – De novo, visitando o cão é uma parada obrigatória. Estrela central avermelhada. Mag. 4.50

M47- Embora longe de tudo seja fácil de localizar partindo-se da buscadora a partir de Sirius. É bastante obvio na buscadora. Mag. 4.40

M46- mais discreto. Mag. 6.10. Acho mais bonito que o anterior mais delicado e colorido. Provavelmente mais distante e mais antigo. O Localizei buscando com a 20 mm(60x) a partir de M47. Não o notei na buscadora. Mas creio ser devido à forte lua. São 23h54min.

NGC 3114- Mag. 4.20. Outra jóia da coroa austral. Dezenas de estrelas. Parece-me com uma estrela do mar. Com vários braços. Partindo de Regor fiz um calculo aproximado utilizando à buscadora L.E.D. e comecei um scan com a buscadora. Não foi de primeira. O aglomerado é bem extenso. Desenho a ser renderado. Nunca tinha visitado. Se mais ao norte fosse seria um aglomerado bem conhecido. Use baixa magnificação ( 60x).

São 1:10 . Encerram-se os trabalhos. Foi uma sessão extremamente gratificante. A lua cheia aumentou o desafio. Mas ao contrario do que se diz por aí ela não apagou o céu. Embora fosse sempre presente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário