Novamente sofrendo do "efeito Brasil" o custo do mesmo em muito supera o preço no exterior. Paguei R$ 430,00.
Seu custo em diversas lojas no exterior não supera R$ 300,00 ( isto usando uma taxa de cambio para lá de extorsiva).
O motor veio bem embalado e bem protegido. Não apresentava um arranhão sequer. Todos os componentes cabem em uma caixa 26x16x6 cm.
Este modelo é projetado para ser utilizado com montegens equatoriais EQ-3 que acompanham os telescópios Sky Watcher 1200 ( Explorer) . Assim como diversas outras marcas . São todos produzidos por um mesmo fabricante na China. O Motor drive tem a mesmaprocedencia.
Apesar disto as cabeças apresentam qualidade suficiente para a pratica de astro fotografia.
Acompanha um manual de instalação somente em inglês. Mas as fotos são bastante explicativas e mesmo sem falar a língua a instalação será bem intuitiva.
Após a instalação dos motores você deve conectar o comando de mão e pack de baterias. Um led vai indicar o funcionamento. O motor vai funcionar no ritmo do tempo sideral. Pode também funcionar em 2 , 4 e 8 X este mesmo.
Para funcionar de forma adequada seu telescópio deve estar com o seu eixo polar devidamente alinhado . Para tal consulte o manual de sua cabeça equatorial ou clique aqui.
No controle você deve indicar o hemisfério em que você esta e colocar o switcher ou em " S" ou "N".
O sistema é alimentado por 4 pilhas D ( grande). Estas garantem bastante autonomia (use sempre pilhas alcalinas).
O Nuncius Australis via iniciar um projeto de trabalho que vai ocupar os próximos dois meses e creio que não serei capaz de utilizar o motor em toda sua funcionalidade e especialmente para pratica de astro fotografia até os meados de Novembro.
Mas qualquer novidade apresentarei aqui...
PS: Já se passou muito tempo e o a experiencia levou a conhecer melhor os pontos altos e baixos do motor.
Este apresenta precisão suficiente ( o conjunto cabeça EQ3 + motor -drive) para exposições de até um minuto . Não se aproveitarão todas as fotos ( algo em torno de 25%) . Dificilmente faço exposições superiores a 30 seg. (cerca de 50% de aproveitamento) . Isto sem acompanhamento. O conjunto apresenta um erro periódico significativo . Pretendo adaptar meu telescópio de 70 mm ao conjunto para poder realizar acompanhamento . Com o incremento do peso acredito que as porcentagens se mantenham semelhantes . Mas como poderei utilizar exposições mais longas com mais frequencia ( e manter aproximadamente 25 % de aproveitamento) creio poder obter melhor resultados com objetos de magnitudes mais altas ( Quanta mais alta a magnitude mais tênue o D.S.O....) . Isto facilitará também o enquadramento já que , no meu set up, minha camera não apresenta " Live -View".
De qualquer forma o conjunto é funcional e a pratica da astrofotografia com este é muito gratificante. Realizei diversas fotos de objetos dos catalogos Lacaille e Messier com resultados bastante satisfatórios.
M42 Buzios ,Fev 2012 |
Nenhum comentário:
Postar um comentário