Translate

sábado, 29 de janeiro de 2011

Astrolog- 28 de janeiro 2011

Búzios 28 janeiro 2011


Seeing 3

Newtoniano 150 mm

Continuando a leitura de minha revista (Sky and Telescope) vejo um artigo devotado a Touro. Uma das mais antigas constelações. Talvez a mais antiga. Os babilônios já notavam a semelhança.

Como não poderia deixar de ser início buscando por M1, a nebulosa do caranguejo. Um equivoco. Com os olhos ainda mal acomodados não vi nada. M1 nunca é fácil para mim.

Vamos à busca de novidades. Ngc 1647. Partindo de Aldebarã. Com a buscadora não acho nada. As Hyades desconcentram. Com a ocular de 25 mm parto novamente de Aldebarã. Funciona. Um interessante aglomerado galáctico. Dezenas de estrelas, não muito condensado. Com leve concentração central. Pouca. Olho pela buscadora e percebo tênue claridade.

Me canso do Touro. M1 se recusa a mostrar sua cara.

Olho para o Sul e percebo diversos objetos do Catalogo Lacaille a olho nu. Em um rápido tour observo os meus já velhos conhecidos. Plêiades do Sul, a nebulosa de Carina, Ngc 3532, Caixa de Jóias e por fim IC 2391. O Ultimo é um dos meus aglomerados favoritos. O vi pela primeira vez aqui em Búzios usando um binóculo de 15x80 de muito baixa qualidade. Não o localizava em nenhum dos mapas que possuía. Posteriormente o localizei com o Cartes Du Ciel e descobri o Catalogo Lacaille.

Retorno para o norte. M 78 é uma pedra no meu sapato. Tentarei uma técnica nova. No livro Skywatch Phill Harrington propõe uma boa idéia. Coloque Mintaka no centro da ocular e espere.

Faço uma simulação no Stellarium e percebo que pode funcionar. Em 13 minutos saberei.

Dá certo. Percebo claramente a nebulosa e três estrelas envolvidas. Bem pequena. Ocular 25 mm. Com a Barlow não vejo nada. E com a 10 mm percebo mais claramente as estrelas que a nebulosidade. Use pouca magnificação.

Vou novamente a M 35. Pretendia localizar Ngc 2129. Não acho nada. Já vai baixo ao horizonte.

Uma visita a Câncer. M 44 se espalha por uma área enorme. Percebe-se a olho nu.



Uma rápida visita a Saturno com 240 X e encerro a noite. Bastante proveitosa ainda que com certo vento. M 78 me deixou muito feliz. A mais de dois anos me iludia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário