Translate

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Guia Nuncius para o Iniciante - 1 parte

Guia Nuncius para o Iniciante em Astronomia

Embora não concorde o Nuncius tem escutado inumeras vezes que o material nele vinculado é por demais técnico para o publico leigo. Por isto ele vai apresentar uma serie de matérias voltadas para o inciante e até mesmo para o completo leigo.

O primeiro conselho para quem está se interessando em astronomia é que ele busque conhecer o basico primeiro. Quais são as constelações , onde elas se localizam
, realizar observações a olho nú e com binoculos. Desta forma a jornada será muito mais agradável. Voce vai aprender o basico para navegar no céu e posteriormente poderá ter mais prazer no uso de um telescópio.

Há diversas ferramentas que vão ajuda-lo.

Uma bussola e um programa – planetario ( software que vai lhe apresentar o céu do local de onde voce estará observando e na data indicada) são um excelente começo.
Há diversos programas gratuitos para download na net. O Nuncius recomenda o Stellarium (veja nos links do Nuncius) e também o Cartes du Ciel.


Um Planisfério- Será seu melhor amigo até que você aprenda a se localizar. É possivel se obter na net. Ou em uma boa livraria. O planisfério é um mapa do céu um sua latitude no qual se girando ma mascara se obtem o céu em uma determinda data e hora. http://www.handsonuniverse.org/activities/uncleal/ (ai vc vai obter um para qualer lugar. Se vc mora ao norte do Rio de Janeiro o plnisfério em questão não é o ideal)

Um Binoculo será de grande valia . Por apresentar um campo de visão maior que o de um telescopio ele permitirá que você se ache no céu mais facilmente .

Binoculos se apresentam de diversos preços e tamanhos. Qualquer binoculo é melhor que nenhum. Posto isto binoculos apresentam dois numeros que expressam suas capacidades. O primeiro sua magnificação (quantas vezes ele aumenta) e o segundo o diametro de sua lente. Assim: 7x50. Ou seja um binoculo que aumenta o objeto 7 vezes e tem uma lente com 50mm de diametro.Evite binoculos com zoom. Evite também binoculos muito grandes ( com lentes maiores que 70mm). São muito pesados para o cidadão médio e bastante caros.(quando bons...).De uma olhada no post “Binoculos e Astronomia” no arquivo deste blog.
Por fim o Nuncius recomenda um bom guia de astronomia , o qual vai permitir você a descobrir muio sobre astronomia teorica bem como que constelações buscar em cada mês. E muito mais. Há diversos bons. O Nuncius recomenda o Guia ilustrado Zahar de Astronomia de autoria de Ian Ridpath. É facil de achar e bestante simples.
Se o leitor lê ingles há diversas opções e não podemos deixar de citar:“ Turn left on Orion” e o “ Pocket Atlas” da Sky and Telescope.
Por fim diversas revistas voltadas para a astronomia ( infelizmente nenhum em português) serão de grande valia. Olhe novamente a sessão de links do Nuncius
No proximo mês dicas para a compra e uso de Telescópios.

2 comentários:

  1. show ^^ , mas 1 artigo por mes... fica demorado nao??? nao seria melhor 1 artigo por semana :p

    ResponderExcluir
  2. Na verdae vai variar um pouco devido ao meu trabalho. Eu procuro postar o maximo possivel. Mas os posts sou variados e esta série demanda uma certa pesquisa. E atenção...

    ResponderExcluir