domingo, 6 de dezembro de 2009

O catalogo JESS de Objetos Estelares - Cap. 8

Cap 8- O reino das galaxias.
Há uma região no céu que só seria coompreendida séculos depois de sua descoberta. Hoje em dia ela é conhecida como como o aglomerado galáctico de Coma – Virgem. Situado entre estas duas constelações é o maior aglomerado galactico junto a Via Lactea. Com a explosão de inclusões já citadas no catalogo Messier enquanto acompanhava o cometa Bode esta região começou a ser revelada. José Eustaquio já a conhecia bem e chamava a area de “O Arquipélago”. Parecia prever o que Kant iria chamar de Universos – ilha muitos anos depois. Na realidade a verdadeira natureza destas névoas só seria revelada por Edwin Hublle no sec.XX.
O conceito de galáxias ainda não existia para nossos heróis embora José Eustaquio perceber que naquela região do céu havia outros tipo de criaturas do zoológico cósmico.
O aglomerado Coma- Virgem está a cerca de 60.000.000 de anos luz luz de nós. Embora Messier tenha catalogado 16 objetos na região isto é apenas uma pequena parcela da massa ai existente. Estudos mais recentes demonstram que há mais de 2000 galaxias individuais na região. Alguns acreditam até que as galáxias do chamado grupo local ( do qual fazemos parte) são atualmente membros distantes desta familia.
As galáxias M84,M86,M87 se localizam junto a centro gravitacional do aglomerado. A Galáxia M87 é uma das mais massivas já descobertas contendo cerca de 3 trilhões de massas solares.Ela mede cerca de 120.000 anos luz . Isto é um pouco maior que a nossa galaxia. Mas enquanto a Via Lactea é uma galáxia espiral e possui suas estrelas confinadas em um plano ,M87 é uma galáxia eliptica e com isto apresenta um volume muito maior.E é preenchida por algo como 3000.000.000.000 de sóis. Além disto há mais coisas lá. Em 1918 ,Heber Curtis descobriu um estranho jato luminoso de material vindo do nucleo de M87.posteriormente se descobriu que a galáxia era uma grande emissora de raios –x .Finalmente o telescópio Hubble mostrou que o jato resultava de um imenso colapso gravitacional em seu nucleo e é alimentado por um imenso buraco negro.
Ha ainda outros gigantes no cração do aglomerado com mais de 3 galáxias apresentando massas superiores à 1.000.000.000.000 de sóis . M49 e M60 são exemplos.
Com relação a Messier há ainda um outro dado interessante . A galaxia hoje chamada de M91 não foi (possivelmente) avistada pelo proprio e foi durante anos considerada uma das galáxias perdidas de Messier . Sua posição dada era similar a de M58 o que levou a controvésias sobre sua identificação . De qualuer maneira a galáxia hoje aceita como M91 é conhecida também como NGC 4548.
Nosso querido padre nada sabia a respeito do “arquipelago” .Ele possuia apenas a primeira versão do catalogo de Messier e este ia somente até a sua entrada de numero 45. Ele também desconhecia o que eram de fato aquelas nebulosas que josé Eustaquio prometera lhe mostrar . Na verdade aguardava ansioso. O ano demorava a passar e Eustaquio dizia que as tais ilhas só seriam avistadas quando Vendiamitrix, uma das estrelas mais brilhantes de virgo atingisse sua maxima culminação. Para isto ele agurardava .
Enquanto isto Don João mostrava para José duas peças importantes da história cosmica. Surpreendentemente José nunca tinha dado grande atenção a uma das mais manjadas entradas do catalogo Messier. M31 a grande galáxia de Andromeda. Esta nebula é conhecida desde a mais remota antiguidade e é na verdade a maior galaxia do chamado grupo local, ao qual pertencem diversas galaxias inclusive a nossa. Em um futuro distante a nossa galáxia e a de Andromeda devem se fundir formando uma gigantesca galáxia , chamada de Milkomeda ( Milk way é o nome dado a via lactea em ingles) . Este gigante será uma das maiores galaxias conhecidadas.
De volta ao meu antepassado , ele mostrou a orgulhoso a José a grande nebulosa de Andromeda. Este rapidamente a reconheceu como uma ilha e foi assim que Don João ficou sabendo do tal arquipelago.
M31 teve um papel fundamental no entendimento do universo como nós o entendemos hoje.
Embora Don João não percebesse, José tinha certeza de que aquela nebula era formada de estrelas.Tiveram diversas discussões a este respeito sem nunca chegarem a um acordo.Don João chegoua dizer que aquilo poderia ser um fenomeno atmosférico.Já José sabia que aqulo estava muito longe.No Céu profundo.Ou para la do mar aberto com dizia em seu universo “maritimo”.
A galaxia de Andromeda está, sabe-se hoje, a cerca de 2.5 milões de anos uz do sol. Porém isto só foi reamente confirmado com o surgimento de telescópios mais potentes. Somente nos anos de 1920 hubble reconheceu algumas estrelas chamadas de variaveis cefeidas, que são estrelas variaveis as quais pulsam num ritmo que é associado ao seu brilho intrinseco.Com isto ele pode calcular qual seria o brilho delas em relação a distancia que deveriam estar de nós.Medido o quão brilhantes eram estes marcadores ele fez o universo crescer .
O debate a respeito de se as tais nebulosas que eram avistadas desde tempos primevos faziam parte de nossa galáxia ou se eram corpos muito além dela foi acalorado e um dos mais longos da ciencia moderna.
Em um primeiro momento os dados para esta averiguação sofriam de problemas materiais. Os telescopios que o homem era capaz de construir não eram ,então, capazes de trazer detalhamento algum a aqeles borrões que parecem se espalhar por todo o céu. Herschel , na póxima geração é o primeiro a especular sobre sua natureza. Ele mesmo catalogou mais de 2000 nebulosas.Masele acreditava que todas elas eram brçarios estelares ( o que diversas nebulas o são...) dentro de nossa própria galaxia. Porém , das ilhas que José falava, a natureza era outra. E isto começou somente a ser de fato percebido quando Lorde Rosse , um endinheirado nobre , proprietario do castelo de Birr, na Irlanda, construiu o que ficou conhecido como o “ Leviatã de Parsontown” . Seu espelho media espantosos 1.8 metros de diametro . O telescopio possuia 16,5 metros de comprimento e levou tres anos para ser construido. A primeira galáxia a se render ao monstro foi M51, na qual se pode perceber sua estrutura espiralada . Era 1845.
Graças a estas novas observações percebeu – se que as tais nebulas eram copo de diferentes tipos de estrutura. Porém medir suasdistancias ainda era impossivel.
O proximo passo para que isto fosse possivel foi dado por uma mulher apaixonada pela ciencia que muito lutou para realizar seu sonho.
Henrietta Leavitt era quase surda e se graduou em Harvard e posteriormente se tornou voluntaria No Harvard College Observatory para catalogar estrelas variaveis. Com isto se tornou uma especialista no assunto . Ao achar Cefeidas na Pequena Nuvem de Magalhães , e em um ato de fé actreditar que estas estariam proximas uma das outras , criou uma vela padrão que permitiria medir as distancias no universo. Todas elas estariam a uma distancia muito maior de nós que umas das outras. Estava feita a magica. Leavitt descobriu que o brilho das variaveis cefeidas seguia a seguinte relação:quanto mais alta a luminosidade de uma cefeida,mais longo era o periodo entre seus picos de brilho.
José Eustaquio ia adorar a comparação que se pode fazer das estrelas cefeidas com os faróis do mar . A se calcular a distância de um farol se calcula tambéma a distância de um ponto em terra ( uma vila ou porto...) .
Foram os faróis de Henrietta que levaram um astronomo com muito dom para R.P. dedescobrir a verdade sobre a distância da tal ilha que Eustaquio já sabia ser longe.
Chefão do maior telescópio de seu tempo Edwin Powell Hubble era um showman e a partir dos telescopios de Monte Wilson fez a maior descoberta de sua geração de astronomos.. Usando estes aparelhos Hubble foi capaz de achar estrelas cefeidas em M31 , a Grande Nebulosa de Andromeda.
Era 1923.
Com isto calcular sua distância foi o proximo passo. Segundo os calculos de Hubble esta nebulosa estava a 900.000 anos luz da terra . Ou seja muito além da nossa galaxia. Na verdade a Grande Galaxia de Andromeda esta a 2.5 milhões de anos luz da terra . Mas de qualquer forma o homem passou a ter uma vaga idéia das dimensões a nivel universal.
Após medir a distancia de varias nébulas ele percebeu que não só eram muito distantes como também estavam se distanciando uma das outras . Ainda que sem saber descobriu que o universo se encontra em expansão.

A Próxima jornada resevava varias surpresas para Don João . José Eustaquio ia leva-lo ao grande Arquipelago . O Aglomerado Galáctico de Coma-Virgem . E as luzes mais antigas que ele já vira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário