Translate

quarta-feira, 1 de maio de 2019

Ngc 4440, O Projeto tudo que Existe e Os Conquistadores do Inutíl



             Um de meus livros favoritos chama-se “Os Conquistadores do Inútil”. É uma autobiografia de Lionel Terray. Um dos maiores guias de montanha de todos os tempos. Eu, como um escalador medíocre, tive algumas de minhas mais aventurescas escaladas lendo estas páginas.  E definitivamente me encantei com este título. Sempre adorei uma roubada, para desespero da cara metade, e sempre achei uma honra fazer coisas que não teriam sentido para a maior parte da humanidade. Embora Ngc 4440 não se compare a primeira Ascenção de um pico de 8000 metros , nem a segunda Ascenção do NorthWand do Eiger em um tempo que pítons eram uma inovação tecnológica (e a primeira do FitzRoy e outros feitos que adoraria ter feito..) ela serva como um exemplo de como nem sempre o inútil é tão inútil. Em tempos que a curiosidade e a ciência parecem ser algo fora das prioridades mais imediatas da nação eu resisto e me orgulho de conhecer Terray, Burnham, Dom Quixote e outros conquistadores do inútil.
                E assim chego a Ngc 4440.
                Em uma foto feita do aglomerado de Virgem, mais especificamente da área da Corrente de Makarian, reparo um um grupelho de galáxias bastante discretas. Mais um tripleto galáctico para minha coleção. Sou muito afeito a elas. Coleciono “Coincidência de Adams”, Tripletos galácticos e mais um monte de coisas que podem parecer sem sentido. Provavelmente devido a Adams nem sempre o são.
                Desta forma resolvo que vou tentar extorquir informações daquele pequeno grupo, e em especial de uma delas. Afinal torturar pixels não me parece tão desumano.
                Ngc 4440 se apresenta claramente como uma espiral barrada mesmo com a pequena ampliação obtida na captura inicial. Feita com uma lente 300 mm. E perdida em meio a galáxias mais famosas e infinitamente mais brilhantes.
                Depois de torturá-la no DSS (Drizzle sobre drizzle) continuo com uma espiral barrada. Um membro provável da Corrente de Makarian (a distância apoia a ideia) ela se apresenta como um mistério. Uma face de montanha sem vias. Inspirado por Terray eu decido achar uma via (estou relendo “Conquistadores do inútil”.).
                Depois de muito garimpo descubro que esta é perfeita para o “Projeto Tudo que existe”. Habita o catálogo Ngc e não é descrita, indicada ou comentada em nenhum dos guias clássicos ou modernos que possuo. E ainda por cima é um alvo visual que embora medíocre é visível em telescópios amadores de 150 mm.  Não será mais que uma estrela enevoada e sem forma, mas será mais que uma estrela... Um a conquista para quem acha que ver o que ninguém quer ver algo importante. Herschel e Terray tem mais em comum do que se pode imaginar...
                Descobri que Ngc 4440 é uma galáxia espiral passiva. Deveria ser evitada...
                Galáxias espirais passivas fogem a padrão. Elas não possuem regiões HII e praticamente não possuem estrela jovens. Não há berçários. Seu espectro é “vermelho”.  Não há produção estelar. Embora espirais elas deveriam ser elípticas. Já deveriam ter evoluído.
                Ngc 4440 ainda por cima habita uma região onde colisões galácticas são comuns. Mas...
                A 55.000.000 de anos e ao lado de M 87 reside no coração do Aglomerado de Virgem. Local bastante “crowdeado”.
                Apesar disto sua população não apresenta (ou muito pouco) estrela jovens comuns a aglomerados abertos e/ou regiões HII. Se você habitasse por lá não iria ter uma Nebulosa de Orion em sua ocular...

                Todos os papers (poucos) que citam Ngc 4440 tratam deste tópico.

                Ao alcance de telescópios amadores e certamente charmosa para possuidores de grandes telescópios acho curioso não ser mais cantada em prosa e verso. Mesmo em meio ao carnaval galáctico da região ela me chamou atenção imediatamente em minhas fotos e Ainda por cima possui duas companheiras muito próximas (Ngc 4436 e 4431) que fazem do campo alvo muito interessante. Se você conseguir ver também IC 794 com qualquer coisa menor que um 300 mm no Atacama recomendo que procure rápido um médico. É possível que esteja vendo coisa e sofrendo de algum tipo desordem psíquica. Mas ela é uma galaxia bem interessante, cosmologicamente falando . Trata-se de uma "Tidal Dwarf" e assim é uma galaxia extremamente jovem e riquíssima em metal. Possivelmente fruto da interação de "algo" com alguma espiral na região. No mais é um pequeno tripleto dentro de uma das áreas mais interessantes do aglomerado de Virgem. Talvez por isso mesmo passe desapercebida. Acho muita semelhança com o Grupo de M 105. Provavelmente por ter passeado por ambas na mesma noite.

                Um alvo diferente e nem tão inútil. Quase filosofia.  
                As fotos apresentadas são fruto de um drizzle inicial de 3x seguido de outro de 3 X. O segundo já sobre o arquivo. Tiff gerado pelo DSS.  Quase tortura. Uma delas foi levada ao pau de arara. Outra só foi mantida em solitário... A pixelização é evidente no mais sofrido. Mas o projeto “Tudo que Existe” não dá bola para essas coisas...  Visualmente Ngc 4440 é discreta. Mas percebe-se sua natureza galáctica. As companheiras não são mais que estrelas perceptíveis com visão periférica. No Newton (150 mm f8 sob Bortle 6). creio que 4440 quase se revele uma espiral sob céus generosos. Seu Brilho de superfície é de 12,4. Ou seja, antes dos malditos 13... O Brilho de superfície é um indicador muito melhor de suas chances de ver algo do que a magnitude quando falamos de galáxias. Até 13 há chances reais. Acima de 13 o céu tem que colaborar, o equipamento também e prática é fundamental...

Nenhum comentário:

Postar um comentário