Astrolog 20 de Abril 2011
Binóculo 10x50mm
Vale de Santa Clara – Visconde de Mauá. El Méson hotel.
Após árdua jornada (seis horas de viagem) chegamos ao nosso destino. A Páscoa se anuncia sensacional. Apesar da lua ainda quase cheia.
Em uma rápida parada na “Capelinha” não resisti e pegando a pequena buscadora (6x30mm) vislumbrei em poucos segundos Omega Centauro.
Subimos a Serra e ao chegar ao hotel rapidamente me localizei. O horizonte norte é bem desimpedido. Saturno como farol.
Pego o Binóculo (afinal depois de horas ao volante não ia montar o telescópio.).
Um velho Sumax. Nada demais. Mas com aquele céu.
Rápida olhada em Saturno. É Saturno mesmo. Aquela coisa meio oblonga e amarela. 10x é pouco para resolver anéis ou algo do gênero. Titã faz as honras e mostra sua cara.
Me volto para o Sul. O Cruzeiro do Sul. Na estrada tinha escutado Neil Young cantando Southern Cross mais de uma vez. Não poderia evitar. O Cruzeiro cabe certinho dentro do campo binocular. E vários “faint fuzzies” se apresentam com visão periférica. Ngc 4755 resolve até as três centrais. Mas o mais legal é perceber ainda que de relance Ngc 4852 e 4609. A ultima na borda do Coalsack.
Um pulo até o Centauro e no campo próximo à Alfa e Beta posso perceber diversos aglomerados (fumarolas, digamos assim). Em tese Ngc 5617, 5316 e 5281. . Um pouco mais acima 5662.
Agora com os olhos mais habituados me volto para o norte e rapidamente lanço os dados em direção ao aglomerado de Virgem. Com a ajuda de Saturno e do Corvo vasculho a região. E Apesar da lua percebo duas fumarolas. Pela posição posso supor tratarem-se ser M 104 (o Sombrero) e provavelmente Ngc 4697. Dois para a serie de desafios Binoculares. M 104 avistei com certeza . 4697 só suspeitando. De forma intermitente.
Um bom começo de temporada. O mês promete.
Nenhum comentário:
Postar um comentário