Translate

sexta-feira, 25 de abril de 2014

Milagres na Pascoa e Astrofotografia

               
  
           
                 2014 começou  cinzento. O primeiro feriado grande do ano foi a semana santa. Este ano uma semana santa sem grandes razões para se comemorar. Minha sogra faleceu de uma forma bastante repentina e de um mal sem cura.
                Nunca fui um homem de muita fé e menos ainda de igreja. Somente fui em missa de  sétimo dia e olhe lá... Mas a vida nos reserva surpresas.  E assim fui pela primeira vez a uma missa de um mês de falecimento .  Por uma coincidência  calhou de ser na Quinta Feira Santa.   Percebi logo que era uma missa diferente. Havia mais padres que o previsto e uma mesa com varias cadeiras   próxima ao altar.
                Antes de começarem os trabalhos fui interpelado por um dos padres. O mais jovem deles. Como já disse haviam vários padres cercando o altar . Parecia até um conclave. O jovem de batina me perguntou se eu poderia ser um dos apóstolos  e percebendo que o rapaz estava com um problema de quorum ( havia muito poucos homens na igreja)aceitei o convite sem muita convicção.. Não  entedia bem o que aquilo significava  e achei de bom tom ajudar.    Não queria tumultuar a missa de  um mês do falecimento da mãe de minha esposa.
                Já havia percebido que a liturgia do evento  era bem diferente das missas que já fui. Mas como nunca tinha ido em uma missa de um mês achei que poderia ser assim.
                O padre inicia os trabalhos e explica que embora a missa fosse relembrar a sogra era também uma missa importante pois a partir daquele momento a igreja começa a celebrar Semana Santa. Aquele serviço era importante de alguma forma para religião católica e eu continuava inocente puro e besta. A missa era meio cantada apesar de eu achar que o padre não tinha nem ritmo e nem tom.  Depois de duas leituras ( o que já era bastante atípico para pagão aqui) o padre inicia a homilia. E pelas imagens que são projetadas em um monitor percebo que algo ia muito mal. Estava lá a imagem de Jesus lavando o pé de Paulo (ou seria Pedro...).
                Caiu a ficha. Era a tal missa do Lava-Pés. E o meu pé era um dos que ia ser lavados.
                Abateram-se terríveis duvidas teológicas sobre a minha pessoa.
                Estaria eu com muito chulé?
                Será que cortei as unhas no ultimo mês? 
                Minha meia seria apresentável?
                Em respeito a minha sogra prefiro calar sobre minha incertezas e vou em frente. Senti  uma certa pena do padre mas nada a fazer. Achei melhor também não contar a ninguém sobre o fato de  que nunca fiz a primeira comunhão.  Mas se entendera algo da Homilia  o padre disse  algo sobre jesus ter falado a   Simão Pedro ( ou seria Paulo?) que bastava   este já  ter molhado a cabeça e que por isso ele não era necessário uma lavagem completa...  Eu fora batizado pouco tempo depois de nascer. Reza a lenda que fazia tanto frio que o padre esquentou a agua benta... Fui batizado com chá .
                Devido a severa dieta que o meu médico me receitou me encontrava quase em jejum. Depois de ter os pés lavados me achava quase um santo...
                Na manhã seguinte  opero o meu primeiro milagre. Convenço minha esposa a ir até Búzios no Sábado de Aleluia
                Desta forma  terei a chance de fazer um ataque ao reino das galaxias em Virgem. E também dar uma olhada em Júpiter , Marte e Saturno aos quais ainda não havia visitado este ano.
                Lógico que não poderia ser tão fácil. O Carro vai abarrotado e não tenho a chance de levar o "Newton" comigo. E imbuído de muita fé resolvo realizar um ataque a mais difícil das sequências do Catalogo Messier levando apenas o  meu 15X70. Já tinha lido ( provavelmente em algum livro do Phill Harrington) que se não todas as galaxias do catalogo que residem em Virgem  são acessíveis a este equipamento pelo menos um grande numero se encontraria ao meu alcance.
                Claro que também quero fazer uma fotos. E assim resolvo levar um Set Up que coubesse no veiculo. A Cabeça EQ 2-3 com apenas o motor de RA. e a Câmera com sua lente normal ( 18-55 mm) e a tele (75- 300 mm) .. Descobri há algum tempo que é fácil adapta-la a cabeça equatorial usando o bridge plate de meu tripé fotográfico l.
                Como sempre a chegada em Búzios vira uma festa e eu acreditando que o céu seria limpo para sempre deixo para o dia seguinte qualquer tentativa  de observação... Afinal estou abençoado.
                 Pouco tempo depois  uma garrafa de Cousino Macul  e  uma zurrapa mais barata estou mais para possuído.   Nada de astrofografia. Os resultados da vinhaça são evidentes nas fotos abaixo...



                Domingo de Pascoa  amanhece bonito e tudo parece que vai dar certo. De manhã escondo os Ovos das crianças debaixo de um sol radiante. No fim da tarde nem tanto e a noite não se vê nem uma estrela no céu. Começo a achar que deveria ter contando a padre sobre a Primeira Comunhão...
                Segunda feira e acordo bem cedo. A cobertura de nuvens embora não tenha se dispersado parece que vai dar um alivio. Vamos todos para praia.
                Apesar de nuvens cercando todos os horizontes eu acredito ( momento de fé...) que conseguirei  fotografar algo e assim alinho a cabeça e monto o câmera sobre os badulaques. Um rápido alinhamento polar e tudo certo. O céu começa a escurecer e com este ainda bem claro Júpiter e Sirius se acendem quase simultaneamente.
Júpiter ainda de dia...
                 Betelgeuse logo após e pouco depois percebo Marte nascendo por entre as palmeiras do jardim.

                Existe muita nebulosidade onde não há nuvens. Percebo que as galaxias de Virgem se afastaram ainda mais. E olha que elas estão a mais de 15.000.000 AL de nós. Não vou ver nem M87...
                Mas começo a fazer  diversas fotos com a 18- 55 e apesar dos resultados mais artísticos do que astronômicos percebo que sera possível tirar leite de pedra...
                Brinco com Órion. Depois em algum lugar entre Virgem e o Corvo. 
Órion


Lost in Space.  Algum lugar entre Virgem e Corvo...

                Já com  céu mais escuro  pego o 15x70 e faço um tour pela via láctea e assim percebo diversos aglomerados abertos velhos conhecidos. Um amigo mais recente ( Ngc 4103) aparece para o "Pau de Dar em Doido" ( meu binóculo) de forma discreta e percebo que a transparência é muito pouca. Mas não me dobro. Troco a lente da câmera e parto para maiss fotos.
                Não posso deixar de registrar Marte e Spica dominando o Horizonte leste. E arrisco alguns tiros aleatórios pela região de Virgem . Vai que acontece um milagre e o sensor da Cânon registra uma das galaxias que tanto planejei... 
                Não acredito em milagres e nem em bruxas "mas que las hay las hay".
                Depois de processar algumas imagens feitas um pouco mais tarde   eu percebo (em todos os modos do Rot n´n Stack) uma nebulosidade abaixo de Marte. Parece uma galaxia. Depois de uma rápida pesquisa no Cartes du Ciel descubro que a posição é extremamente próxima de Ngc 4883. É uma galaxia bastante escura. Mas que em tese seria viável para uma série de exposições de 30 seg. com o diafragma em F4,5. Lentes fotográficas são muito claras.  Fosse eu mais crente sairia por aí gritando:
                 -É Ngc 4843!
                 Vou na onda pois afinal estamos na  Pascoa e existem registros históricos de gente voltando dos mortos durante o período. Uma obscura galaxia de 13a magnitude e nas bordas do aglomerado de Virgem  e a mais de 20.000.000  de anos-luz mostrar sua cara depois de muito pós processamento   não seria razão para minha canonização.   Nos modos mais discretos do Rot n´Stack a galaxia é apenas uma pequena condensação. Já no "Modo Pirotécnico" ( Sort Mode) do programa ela se apresenta claramente como uma galaxia em espiral. Depois de alguma pesquisa o formato dela bate com ao da Galaxia descoberta por William Herschel ( S0-a) . Sua posição parece um pouco fora de esquadro com o Cartes do Ciel . Mas isto acontece com uma certa frequência. Milagres são exercícios de fé. E assim me dou por satisfeito com a suposta captura.  


Modo Max do RnS e mais contraste com o PhotoShop CS5


                      De qualquer forma Marte e Spica formam uma bela imagem... ( Foto de Abertura do Post)
                Com  um velho refrator  sem buscadora e mirando com cuidado enquadro Saturno que vai nascendo. É sempre bom para apresentar algo para os incautos que ficam curiosos sobre o que você esta a fazer em vez de estar comendo churrasco.  Saturno sempre deixa os leigos de queixo caído e eles até acham você um cara legal .
                Descubro ainda que a Barlow Starwatch  mais a Cânon e o velho refrator Celestron não conseguem chegar a um acordo sobre o foco . E assim continuo frustrado como um astro fotografo planetário. Esta leva o dúbio título de   "A Pior Foto de Todas as Fotos Ruins que já Tirei do Senhor dos Anéis".
                Resolvo me voltar para o Sul e fazer fotos da Via Láctea . Algumas utilizei acompanhamento . Outras não. Os resultados foram os mais diversos.
As nuvens tomam um ar mais dramático no Rot n´ Stack. Não estava tão ruim assim... A região é uma das partes mais bonitas da Via Láctea. Entre o Cruzeiro e Carina. É possível perceber diversos DSO´s.  ( Modo Max do RnS)
11 exposições de 20 sec Lente 18-55 mm. Com acompanhamento.



                A grata surpresa é que brincando pelo Centauro consegui ( ainda que de forma bem discreta) registrar uma galaxia. Centauros A se apresenta discreta mas evidente para o C-Mos da Cânon. Acima de Omega Centauro. Apesar de nenhum acompanhamento acabei por registrar uma galaxia. É incrível o que câmeras digitais podem fazer. Mesmo com set ups bastante modestos.   Centauros A não é uma galaxia difícil de se localizar . Mesmo com o meu 10x50 mm ela se apresenta como uma pequenina condensação. Muito semelhante ao que percebo na fotografia.  Como 15X70 ela é bastante evidente embora ainda pequena.
10 exp. entre 20 e 30 seg. com Asa 3200.  Lente 75-300 mm . Sem acompanhamento.

                Centauros A ou Ngc 5128 são o mesmo ente cósmico. Dona de múltiplas personalidades é também C 77 no catalogo Caldwell. É uma das galaxia mais estudadas do hemisfério Sul. Ela esta passando por uma colisão e canibalizando uma outra galaxia em espiral. O resultado é que a mesma se torna uma galaxia lenticular. É a 5 galaxia mais brilhante do céu.  Possui um núcleo ativo fruto de um buraco negro super massivo que devido  a colisão tem muita comida a disposição...  Graças a  esta super alimentação ela se torna também uma radio galaxia arrotando em Raio X . Um objeto de grande valor cosmológico e ao alcance de quase qualquer instrumento ótico.   Com múltiplas exposições e uma moderna câmera digital seu registro não me classifica nem para coroinha...  

                Já bem mais tarde e com a luzes apagadas o horizonte sul dá uma" clareada". E em uma rápida inspeção com o "Pau de dar em Doido"  ainda sou recompensado pela minha fé e obstinação e consigo avistar M4 e fechando a noite M 83. A galaxia do Catavento Austral. Provavelmente o objeto mais difícil de meu querido catalogo Lacaille e também a primeira galaxia a ser avistada fora do grupo Local.
                Terça feira monto novamente o set up de viagem. A Canon com a 75-300 mm sobre a cabeça equatorial motorizada. A noite parece perfeita e a transparência melhor. Vou ao banheiro e quando volto Newgear  ( o do Paradoxo de Newgear...)resolveu me visitar. Finas nuvens se materializaram do nada e não há mais estrelas no céu. Insistente que sou  tento fazer algumas fotos por entre nuvens. Os resultados são mais artísticos que propriamente astro fotografia.  Acho que a terça feira foi mais para Andy Wharol que para "Starry Night".

Júpiter




Marte Anêmico.





                Foi uma Pascoa bem diferente e Astrofotos diferentes também.
                Astrofografia é a melhor diversão.



Nenhum comentário:

Postar um comentário